Exposição “Novos Viajantes” fará mostra de “arte de viajantes” que ajudaram a entender a natureza (ecossistema) do Brasil
Por Rafael Goulart
Começa nesta quarta-feira (05), a partir das 18h30, a exposição “Novos Viajantes”, com 115 obras entre desenhos, pinturas, fotografias e cerâmicas de diversos artistas, entre eles Augusto Ruschi.
Após a abertura, a exposição estará aberta ao público – entrada gratuita – no Espaço Cultural Palácio Anchieta a partir de quinta-feira (06) até o dia 10 de setembro.
São duas salas especiais: a “Sala Mata Atlântica”, que reúne “memórias” da riqueza da floresta capixaba, e a sala “Aquarelas de Augusto Ruschi”, que é dedicada ao biólogo Augusto Ruschi, natural de Santa Teresa e patrono nacional.
Com curadoria de Attilio Colnago, a exposição trata do legado de cientistas, naturalistas, botânicos, zoólogos e artistas que vieram da Europa para o Brasil, entre os séculos XVI e XIX, com o intuito de explorar o novo território.
A partir dos objetos desses pesquisadores – incluindo gravuras, fotografias, pinturas, diários e outros que compõe a “arte dos viajantes” – a mostra “propõem um panorama da arte capixaba suscetível a reinterpretar, ressignificar e contemporaneizar a produção dos viajantes europeus”.
O propósito é buscar a confrontação de olhares nas representações iconográficas: a dos artistas viajantes, que percorreram as regiões do Brasil e as registraram com olhar europeu, e a dos artistas contemporâneos, que têm sua produção focada no momento histórico atual – de acordo com a organização.
Serviço
Abertura: 05 de julho
Visitação: de 06 de julho a 10 de setembro
Horário de visitação para o público: de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 9h às 16 horas
Local: Palácio Anchieta (Praça João Clímaco – Espaço, Vitória – ES, 29015-110)
Classificação: Livre
Vendas: Ingressos gratuitos
Informações: www.sesc-es.com.br/cultura/programacao-cultural
Agendamento: 3636-1032 ou [email protected]