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sexta-feira, 19 abril, 2024

Exportações pesam menos no PIB, aponta CNI

O barateamento do dólar causou uma queda no peso das exportações na produção da indústria nacional. Em contrapartida, importados ganharam espaço no mercado nacional. 

Pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), obtida pelo ‘Estadão’, aponta que os produtos “made in Brasil” têm tido menor importância na produção da indústria nacional. Ao mesmo tempo, os importados ganharam espaço no mercado brasileiro.

O estudo aponta que o fortalecimento dos produtos brasileiros na competição com os internacionais parou com o barateamento do dólar. De acordo com o gerente executivo de Pesquisas e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, aparentemente, “o movimento de aumento da importância das exportações e queda no uso de importados está se revertendo”.

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Resultados

No período entre julho de 2015 e junho de 2016, as indústrias brasileiras exportaram 15,8% da produção e a participação de produtos importados no mercado nacional foi de 16,5%. Já nos 12 meses seguintes, as vendas para outros países responderam por 15,6% e as importações subiram para 16,8%.

Na avaliação da CNI, os números evidenciam a dependência da indústria em relação ao câmbio. Com o dólar na casa dos R$ 4,00 e o mercado retraído pela crise, as exportações aumentaram em 2015 e 2016. Houve também substituição de insumos importados por nacionais. Agora, com o dólar na casa dos R$ 3,00 e o mercado interno dando sinais de recuperação, todo esse movimento tende a se inverter.

Alerta CNI

“A competitividade não deve se dar só pelo câmbio”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, ao Estadão. As exportações tiveram participação de 9,4% na produção, uma queda de 2,4 ponto. “Mas, com taxas de juros reais absurdas, crédito escasso, infraestrutura deficiente e sem acordos comerciais, estamos no pior dos mundos.” Para ele, o resultado da pesquisa da CNI não traz surpresa. Dado o cenário adverso, o câmbio é a variável de ajuste mais rápida.

“O Brasil não tem política de comércio exterior, tem só uma política de susto para o comércio exterior”, afirmou Pimentel. Como exemplo, ele citou o fato que o governo decidiu manter em 2% a alíquota do Reintegra, um programa que dá créditos tributários aos exportadores. A promessa era elevá-la para 3% em 2018, mas o plano foi abortado pelas dificuldades de caixa do governo federal.

Avaliação semelhante é feita pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein. No setor de couro e calçados, 21,1% da produção foi exportada, nos 12 meses encerrados em junho, queda de 1,1 ponto ante dezembro.

“O custo da produção no Brasil é muito alto, por isso temos um problema de competitividade sistêmica”, avaliou o ex-secretário de Comércio Exterior Welber Barral, sócio da consultoria Barral MJorge. Ele observou que vários países já começam a aumentar suas exportações, mas não é o que está acontecendo com o conjunto das exportações brasileiras.

Automotivo

Embora no global as vendas ao mercado externo tenham perdido importância na produção das indústrias, houve segmentos que se destacaram na direção oposta. É o caso das madeiras, com 29,8% de sua produção exportada, uma alta de 1,8 ponto em relação a dezembro passado. A segunda maior alta se deu no setor automotivo, que chegou a 15,7%, alta de 1,4 ponto ante 2016.

Na direção contrária, a maior queda foi observada no setor de fumo, que chegou a 43,1%, uma queda de 9,3 pontos em relação a dezembro. Mas esse desempenho se deu por um fator climático. Em 2016, houve queda na produção de tabaco por causa do El Niño, segundo informou a Souza Cruz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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