Realizado pelo Governo do Estado, o encontro contará com a participação de mais de 100 especialistas de todo o Brasil ao longo dos cinco dias
Por Kebim Tamanini
De 24 a 28 de junho, o Espírito Santo se tornará palco de importantes discussões sobre mudanças climáticas, antecipando a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), marcada para o próximo ano em Belém (PA). A conferência abrangerá trilhas temáticas, como “Do Rio a Belém – Conexão ES”, “Negócios e Agenda ESG”, “Pequenas Empresas”, “Transição Energética e Cidades Sustentáveis” e “Agro e Rocha”, com especialistas renomados nas respectivas áreas.
Segundo a líder da curadoria do evento, Dani Klein, as discussões abrangerão desde a importância da academia e da política para alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU até a responsabilidade das indústrias na gestão da agenda ESG. A trilha “Do Rio a Belém – Conexão ES” simboliza a trajetória do Brasil desde a Eco-92 até a COP-30, destacando avanços nas políticas ambientais e o papel do Brasil na agenda global de sustentabilidade.
Dentre os temas em destaque nos debates estarão as mudanças climáticas, economia verde, transição energética, mercado de carbono, agronegócio sustentável e ecoansiedade, refletindo a amplitude das preocupações atuais com o meio ambiente.
A escolha do Espírito Santo para sediar este evento não é por acaso, considerando o crescente protagonismo do estado na sustentabilidade e gestão ambiental no Brasil. Klein afirma que iniciativas como os projetos de segurança hídrica financiados pelo Banco Mundial e o Programa Reflorestar, um dos maiores da América Latina, demonstram o compromisso do Estado com essas questões.
Confira as trilhas do Sustentabilidade Brasil
Trilha Do Rio a Belém – Conexão Espírito Santo
- Destaca temas relevantes discutidos em COPs.
- Aborda economia verde e transição energética.
- Ideal para compreender esforços globais e nacionais em sustentabilidade.
Trilha Negócios e Agenda ESG
- Íntegra práticas sustentáveis no contexto corporativo.
- Enfoca a agenda ESG (Environmental, Social and Governance).
- Explora como empresas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável mantendo lucratividade.
Trilha Pequenas Empresas
- Oferece insights para PMEs incorporarem práticas sustentáveis.
- Cobertura de negócios de impacto, economia circular e logística reversa.
- Fornecer ferramentas para navegar na sustentabilidade com sucesso.
Trilha Transição Energética e Cidades Sustentáveis
- Foca na transição para energias renováveis e cidades sustentáveis.
- Relevante para urbanistas, engenheiros e profissionais de políticas públicas.
- Discute soluções e inovações para desafios urbanos e energéticos.
Trilha Agro e Rocha
- Destaca práticas sustentáveis nos setores agrícola e de rochas ornamentais.
- Aborda temas como sustentabilidade, inovação e adaptação climática.
- Promove práticas mais sustentáveis e responsáveis nessas áreas.

Saiba mais…
A programação do evento inicia no dia 24 de junho, às 13h, com a abertura oficial que contará com representantes do governo federal, estadual e municipal. As atividades como palestras, painéis, pitches e workshops ocorrerão nos dias 25 a 27 de junho, das 9h às 17h.
Na sexta-feira, dia 28, estão programadas atividades de capacitação e visitas técnicas a áreas de alta relevância ambiental no Espírito Santo.
O Sustentabilidade Brasil é realizado pelo Consórcio Brasil Verde. A organização da conferência é do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e do Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos em Geral do Espírito Santo (Sindprom-ES), com apoio do Governo do Espírito Santo. E o credenciamento para o evento pode ser feito neste site.