23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Euclério Sampaio: “Temos obras nas 14 regiões da cidade”

Prefeito de Cariacica comemora um ano de grandes realizações

Em seu primeiro mandato à frente do executivo municipal, o prefeito Euclério Sampaio afirmou que obras sonhadas há décadas pelos moradores estão sendo realizadas em sua gestão, muitas em parceira com o governo do Estado. Citou como exemplos a urbanização da orla de Cariacica e cobertura do valão do bairro Jardim América. Ele afirmou que o ambiente promissor da cidade vem atraindo empresas para Cariacica, criando mais emprego e renda. Nesta entrevista, o prefeito também apontou os avanços na saúde municipal. 

Prefeito, quem passa pelo município vê dezenas de obras. Fale um pouco sobre elas.
Nós temos obras nas 14 regiões da cidade. Municipalizamos a antiga 262 e, hoje, esse trecho é a Avenida Mário Gurgel, que está sendo humanizada em toda sua extensão. Antes era mato puro, hoje tem acessibilidade. Também pretendemos fazer quatro viadutos ao longo dela, acabando com os semáforos e dando fluidez ao trânsito.

- Continua após a publicidade -

E onde serão esses viadutos?
O primeiro será na altura da Faculdade Pio XII, perto do estádio Kleber Andrade. A obra física já começa no dia 15 de janeiro de 2024. Também pretendemos fazer um na altura do Trevo de Alto Lage, que é outro gargalo que precisa ser resolvido. O terceiro será entre o posto Valentim e o Shopping Moxuara. Aí nós eliminamos os semáforos ao longo da avenida Mário Gurgel. Além dos viadutos e da orla, logo a gente entrega também o Mercado Municipal.

Uma obra muito aguardada é a cobertura do valão no bairro Jardim América. Como está o andamento?
É um problema antigo do bairro, um esgoto a céu aberto num local onde há comerciantes, moradores e um fluxo de veículos muito grande. Eu nasci no Jardim América e é uma obra sonhada há décadas pela comunidade. Conseguimos, junto ao governador Renato Casagrande, que se cumprisse o que foi prometido na campanha de 2018. E já está sendo executada essa obra, que será de grande importância para o conforto e a saúde dos cidadãos.

E qual a expectativa para a nova orla de Cariacica?
A orla é um sonho dos moradores da nossa cidade. Desde pequeno vejo promessas de desenvolvimento para aquela região e no dia 27 de dezembro ela será finalmente entregue à população. Lá teremos três restaurantes classe A, pista de caminhada, academia, ciclovia sobre a água, enfim, coisa de primeiro mundo. Também fecharemos aquela avenida aos domingos para transformá-la em rua de lazer para a comunidade.

Tudo isso gera e atrai empregos. Como estão esses números no município?
Há muitas empresas e microempresas que têm gerado centenas de empregos. Não consigo mensurar, mas só para dar um exemplo, a Arezzo começou em janeiro com 700 vagas e já vai aumentar para 1200. E ainda temos frigoríficos, fábrica de cimento e muitas outras empresas estão por chegar.

Muitas vagas requerem qualificação. Como anda essa questão em Cariacica?
São dois pontos. Sobre a questão do emprego, nós fazemos convênio com a Findes, o Ifes e diversos órgãos para qualificar ainda mais o nosso povo. Por outro lado, também reformamos mais de 70 escolas e criamos de 12 a 14 novas unidades, implantamos três escolas cívico-militares e criamos o plano de cargos e salários. Só esse mês nós anunciamos uma reorganização da educação, com mais a quatro mil novos alunos dentro da sala de aula.

E o que foi feito para a saúde pública?
A saúde é um desafio para todo gestor. Por mais que você faça, sempre precisará de mais, porque a nossa população está envelhecendo. Quando cheguei aqui, encontrei 19 equipes de saúde da família. Agora, são 89. Contratamos mais de 600 profissionais, construímos unidades novas e reformamos diversas outras. E em breve vou anunciar a contratação de mais médicos, para melhorar a qualidade do atendimento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA