23.3 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

ESX: exemplos de inovação na prática de volta à Praça do Papa, em Vitória

Três dias de experiências imersivas no Espírito Santo Innovation Experience 

Por Kikina Sessa

A Praça do Papa, em Vitória, volta a abrigar o maior evento de inovação do Espírito Santo: o ESX – Espírito Santo Innovation Experience. A edição 2024, que teve início nesta sexta-feira (14) e vai até domingo (16), traz diversos assuntos conectados à temática da inovação, incluindo tecnologias, novas formas de pensar em educação, sustentabilidade e meio ambiente, marketing, vendas e gestão estratégica.

- Continua após a publicidade -

“O objetivo desse evento é colocar a inovação no calendário de negócios capixaba e na pauta dos empreendedores e das pessoas. Conteúdo para inspirar, preparar, qualificar e acelerar negócios voltados para a inovação”, disse o diretor técnico do Sebrae/ES, Eurípedes Pedrinha. Sebrae/ES e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) são responsáveis pela realização do evento.

Com entrada gratuita, o ESX reúne os principais atores envolvidos no ecossistema de inovação capixaba, com a presença de startups, empresas e instituições de ensino. Quem passar por lá terá a oportunidade de conhecer algumas das novidades tecnológicas desenvolvidas no Espírito Santo, como é o caso do simulador de realidade virtual de Fórmula 1, criado pela Faesa.

O protótipo do carro elétrico criado pelo professor Lorenzo Lube e alunos da Unidade de Engenharia do Centro Universitário foi usado como base para o desenvolvimento de um mapa digital realizado pelo professor Jarbas de Araújo e alunos da Unidade de Computação e Sistemas, capaz de transformar o veículo em um carro de Fórmula 1. O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano e proporciona aos visitantes a experiência imersiva de ter todas as sensações de dirigir um carro de Fórmula 1 em alta velocidade.

De acordo com o professor Jarbas Araújo, que coordenou o projeto e também é responsável pelo Comitê de Tecnologias Governamentais do Centro Universitário, a inovação principal do trabalho está no nível de detalhes atingido a partir do mapeamento espacial disponível para criar um modelo digital preciso do espaço ao redor do carro.

“Com os óculos de realidade virtual, fizemos o mapeamento de todo o espaço, capturando cada detalhe da geometria do carro. Esses dados foram processados e usados para criar um mapa digital. A partir daí, conectamos o simulador de carro ao mapeamento, criando uma camada virtual sobre o carro real. Conseguimos transformar visualmente o carro que tínhamos em um veículo de Fórmula 1, em um nível de detalhamento que é inédito e proporciona a imersão em que é possível interagir até com a multimídia virtual do carro simulado”, explica.

Arena

Quem também marca presença no evento é o Connect Fecomércio-ES, junto com o Senac-ES. O Connect vai realizar quatro painéis na Arena Inspira+ Senac sobre comércio, serviços, turismo, consumo e mercado de trabalho.

Anderson Córdova, assessor executivo de Inovação do Senac Brasil fez palestra no ESX e disse que não há inovação sem pessoas. “Um evento como este agrega pessoas, o mercado empresarial e, principalmente, agrega competências no fazer pedagógico. O Senac se coloca como protagonista no desenvolvimento de ações educacionais inovadoras. O Espírito é protagonista por proporcionar inovações dentro do ecossistema capixaba, capaz de compactar o comércio.”

A expectativa dos organizadores é receber em torno de 30 mil participantes ao longo dos três dias de programação.

Se você sonha em ter o próprio negócio, tem boas ideias para solucionar problemas do dia a dia ou já é parte de uma startup, você vai gostar:

Sábado, 15/06, Espaço Rocket

10h – Seu negócio pode ir mais longe com o ChatGPT com Otavio Lube (Professor da Faesa e Coordenador de Análise/Desenvolvimento do TRE-ES), Eduardo Barcelos (CEO da Triple AI) e Bernardo Buteri (Analista do Sebrae/ES)
11h15 – Venture Capital: Como captar investimentos para sua startup com José Geraldo Santos (Diretor de Novos Negócios na FCJ Venture), Bruno Vivas (Sócio/Diretor da Brooder) e Vitor Andrade (Head de Venture Capital na ACE Ventures)
Sábado, 15/06, Arena do Conhecimento
10h – Transformação digital: como se adaptar às novas exigências do mercado? Com Chico Saboya (Presidente da EMBRAPII)
11h30 – Painel: Como atuam as Startups de IA-Inteligência Artifical com Thiago Júlio (Diretor Médico da Memed), Gustavo Kuster (Fundador e CEO da Neomed) e Marcus Leitão (Diretor de Inovação na MedSênior)

Se você tem crianças ou adolescentes em casa e quer levá-los para um programa diferente:

O espaço Talentos do Amanhã, que foi um sucesso no ESX 2023, está de volta com mais espaço e mais atividades. Patrocinado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV), essa área tem atividades interativas, jogos e trilhas gamificados de conhecimento para crianças e adolescentes. O objetivo é despertar a curiosidade e o interesse dos jovens por inovação e tecnologia. As atividades estarão disponíveis durante todo o evento.

Se quer saber mais sobre como as tecnologias podem evoluir em um planeta mais sustentável, confira:

Sábado, 15/06, Espaço Star
10h – Women in tech: O poder das mulheres na tecnologia com Vanessa Müller Leite (Conselheira do Instituto Ladies In Tech), Luana Wandecy (CEO e Fundadora Blindog) e Susiléa Abreu (Professora da UVV)
12h30 – ESG Talk – Sustentabilidade na cafeicultura como diferencial do negócio: Aprendendo com a Camocim com Natália Amoedo (Fundadora da Pipah) e Henrique Sloper (CEO na Casa Sloper/Camocim)

Se você curte estudar sobre marcas e como elas influenciam as pessoas, não perca:

Domingo, 16/06, Arena do Conhecimento
16h – Case: Zé Delivery com Bruno Stefani (Colunista Época Negócios, Professor da Fundação Dom Cabral e Ex Diretor Global de Inovação da InBev)
11h – Marketing para Mídias Sociais baseada em dados com Rafael Kiso (Fundador & CMO da mLabs e Autor dos Livros Marketing na Era Digital e Unbound Marketing)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA