22.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

ESX 2024 promete mais de 80 horas de palestras de IA e ESG

O Espírito Santo Innovation Experience (ESX) começa na sexta-feira (14), na Praça do Papa, com 130 palestrantes. Inscrições são gratuitas

Por Redação

O Espírito Santo Innovation Experience (ESX), maior evento de inovação no Estado, terá palestrantes internacionais em sua quarta edição. Com programação de sexta a domingo (14 a 16), na Praça do Papa, o ESX guardou para o domingo (16) as participações do diretor executivo da Medellín Resilience Office Corporation, Santiago Uribe, e da assessora de desenvolvimento de negócios da Flippa.com, Claire Gunter.

- Continua após a publicidade -

O evento proporciona uma experiência de aprendizado e networking e vai contar com 130 palestrantes e mais de 80 horas de conteúdo. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Com inscrições gratuitas abertas ao público, o ESX 2024 espera receber cerca de 30 mil participantes ao longo dos três dias. O ecossistema de inovação capixaba está em crescente desenvolvimento e, este ano, os painéis e palestras abordarão temas como inteligência artificial e ESG (sustentabilidade nos eixos social, ambiental e de governança).

“Os painéis e as palestras terão temas muito atuais, a exemplo da inteligência artificial e do ESG, que é a sustentabilidade nos eixos social, ambiental e de governança”, destaca Samuel Graciolli, gerente da unidade de Inovação e Mercado do Sebrae/ES. Inscrição.

Entre os palestrantes confirmados destacam-se Walter Longo, publicitário e sócio-diretor da Unimark Comunicação; Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA); Paula Harraca, uma das maiores vozes de liderança, gestão, inovação e da agenda ESG no Brasil; Ricardo Cappra, cientista-chefe do Cappra Institute, que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios; Facundo Guerra, fundador do Grupo Vegas e autor do livro “Empreendedorismo para Subversivos”; Renato Meirelles, comunicólogo e escritor, que vem conduzindo centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião; Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil; e Dafna Blaschkauer, autora do best seller Power Skills e palestrante referência em liderança e alta performance.

Exemplo de Medellín

ESX 2024 promete mais de 80 horas de palestras de IA e ESG
Santiago Uribe vai falar sobre o exemplo de Medellín e como a a cidade se destaca como polo de criatividade e inovação social – Foto: Divulgação

O antropólogo colombiano Santiago Uribe vai discutir as transformações urbanas de Medellín, destacando as estratégias que levaram a cidade a se tornar um modelo de inovação e inclusão social no cenário internacional.

Na década de 80, Medellín era conhecida pelo tráfico de drogas e alta criminalidade, sendo a cidade mais violenta do mundo. Nos anos 90, registrava 6.349 homicídios anuais, mas esse número caiu para 319 em 2022.

Hoje, a cidade se destaca como polo de criatividade e inovação social, resultado da colaboração entre agentes públicos, sociedade civil e setor empresarial. Natural de Medellín, Uribe teve papel fundamental na transformação da região. O palestrante apresenta o case no domingo (16), às 16h, na Arena Inovação Petrobras.

Insights para mirar o mercado externo

“Vou dividir minha expertise como compradora internacional. O público do ESX irá aprender como comunicar o valor da sua empresa para o mercado externo, pois tenho visto alguns erros comuns de posicionamento”, adianta Claire Gunter, que atualmente é business development advisor da Flippa.com.

A executiva, que precisou aprender português para convencer a Zendesk a investir no país, teve a oportunidade de conhecer de perto os desafios do empreendedor brasileiro, especialmente no mundo digital. Segundo Claire, estudos mostram que o e-commerce brasileiro ainda está atrás em comparação ao norte-americano, mas possui um grande potencial de crescimento.

“O mais interessante é entender onde o Brasil está liderando. O uso do WhatsApp como ferramenta de negócios é muito mais comum aqui do que nos EUA e até na Europa. Qualquer ferramenta desenvolvida para explorar esse uso terá menos concorrência e mais oportunidades de sucesso”, destaca.

A palestrante sobre ao palco da Arena do Conhecimento, no domingo (16), às 19h, e vai dar o caminho das pedras com estratégias para os empreendedores brasileiros se destacarem no mercado exterior.

Confira os principais palestrantes do ESX:

Walter Longo é publicitário, administrador de empresas e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Já foi presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.

Celso Athayde é fundador da Central Única das Favelas (CUFA), de onde se desligou em agosto de 2015, para fundar um grupo de empresas focadas nas favelas e seus moradores: a Favela Holding, a primeira holding social, atualmente é CEO do conglomerado de empresas que detém mais de 20 organizações em diversos seguimentos de atuação.

Paula Harraca é uma das maiores vozes de liderança, gestão, inovação e da agenda ESG no Brasil. Foi a primeira mulher a chegar à diretoria do negócio de Aços Longos América Latina de um dos maiores conglomerados siderúrgicos do mundo, façanha conquistada em 2014, quando se tornou diretora de Pessoas e Inovação.

Ricardo Cappra, cientista-chefe do Cappra Institute, lidera um time global que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. Sua missão é criar metodologias que aceleram o desenvolvimento analítico de organizações e de pessoas. Seus métodos são usados pelo Governo dos Estados Unidos, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev, entre outros.

Facundo Guerra é fundador do Grupo Vegas e autor do livro “Empreendedorismo para Subversivos” Facundo Guerra , montou ou reformou mais de 27 bares, restaurantes e casas noturnas, a maioria na região central de São Paulo. Alguns, como o Cine Joia, o Blue Note e a Love Story, são bem conhecidos pelo público da cidade, o que lhe rendeu a alcunha de “rei da noite paulistana”.

Renato Meirelles é comunicólogo e escritor, e, desde 2001, conduz centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião, liderando diagnósticos e estratégias de negócio para as principais empresas que atuam no Brasil. Foi fundador e presidente do Data Favela e, em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).

Rafael Kiso é fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil. Em 23 anos de carreira no mercado digital, Rafael Kiso foi responsável por soluções que potencializam negócios através do universo digital para médias e grandes empresas através da Focusnetworks, martech de performance. Em 2017 foi eleito como o melhor Profissional de Planejamento Digital pela ABRADi. Professor especialista da Start-se University.

Dafna Blaschkauer é autora do best seller Power Skills, palestrante referência em liderança e alta performance, além de atuar como mentora e conselheira. Ela começou na Microsoft, como estagiária, passou pela Apple — onde foi a primeira diretora de vendas no Brasil e atualmente é a diretora de vendas da Nike Training para Ásia, Pacífico e América Latina.

Claire Gunter é responsável por trazer a plataforma Zendesk para o Brasil e construir um negócio de sete dígitos em apenas um ano. A executiva, que precisou aprender português para convencer a Zendesk a investir no país, teve a oportunidade de conhecer de perto os desafios do empreendedor brasileiro, especialmente no mundo digital.

Santiago Uribe Rocha é porta-voz de uma das experiências mais bem-sucedidas da América Latina recente. Natural de Medellín, na Colômbia, ele participou da transformação que elevou de patamar a segunda cidade mais populosa de seu país – com mais de 2 milhões de habitantes. Em duas décadas, deixou de ser a mais violenta do mundo, tornando-se referência em inovação.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA