Pesquisa mostrou que, nos últimos 18 meses, apenas metade das mulheres de 40 a 49 anos fizeram o exame
Por Kebim Tamanini
No mês de outubro, ocorre a campanha “Outubro Rosa”, que se concentra na conscientização sobre o câncer de mama, a principal causa de mortalidade entre as mulheres. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), mais da metade das mulheres desconhece o assunto.
O estudo ouviu 14 mil mulheres que responderam a várias perguntas sobre o tema, revelando que 60% delas optam por realizar autoexame em vez da mamografia, que possui maior precisão na detecção de problemas.
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A diretora médica da Pfizer, Adriana Ribeiro, destaca que a solução para incentivar as mulheres está na educação. “É realmente necessário educar toda a população sobre seus cuidados, a importância de fazer exames preventivos e desmistificar o câncer, pois muitas vezes as pessoas evitam ir ao médico devido ao medo do resultado do exame”, reforça.
O levantamento também apontou que, nos últimos 18 meses, apenas a metade das mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos realizou a mamografia.
Projeções futuras
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, cerca de 74 mil casos de câncer de mama serão diagnosticados no Brasil, com estimativa de 18 mil vítimas fatais. Vale ressaltar que a idade média das mulheres no país é de 53 anos, e as regiões Sul e Sudeste apresentam o maior número de casos no país.
Os fatores de risco incluem envelhecimento, genética, histórico familiar, menopausa tardia, gravidez após os 35 anos, uso de anticoncepcionais, sedentarismo, obesidade e consumo de álcool, fazendo com que aumente a chance de ter a doença.