23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Estudo destaca os 6 melhores municípios do Estado para os negócios

Montanha, Marilândia, Venda Nova do Imigrante, Aracruz, Vitória e Presidente Kennedy, em seus grupos, estão em 1º lugar em ambiente de negócios

Por Amanda Amaral

O Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2022 dos municípios do Espírito Santo mostrou uma taxa de crescimento médio anual de 3%. Além disso, Montanha, Marilândia, Venda Nova do Imigrante, Aracruz, Vitória e Presidente Kennedy ficaram em 1º lugar em seus grupos, indicando que possuem potencial para investimentos.

- Continua após a publicidade -

A informação faz parte da 4º edição do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2022 lançado, nesta sexta-feira (16), na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório da Indústria.

Entre 2019 e 2020, o indicador apresentou variação positiva de 0,45. Em 2019, o valor do foi de 4,96, passando para 5,20 em 2020, 5,35 em 2021 e 5,42 em 2022.

Este ano, a manutenção do bom desempenho do IAN pode ser atribuída aos eixos de Capital Humano (5,23), Gestão Fiscal (6,02) e Infraestrutura (6,43), que mostram aumento consistente desde 2019, com taxas de crescimento médio de 5,4%, 4,6% e 3,8%, respectivamente.

Eixo Capital Humano

Para a gerente de Ambiente de Negócios, Gabriela Vichi, a melhoria destes eixos sinaliza a potencialidade do nosso Estado, em diferentes frentes. “No caso do Capital Humano, reforça o esforço conjunto em prol da ampliação da qualidade da educação básica e os avanços na qualificação técnica da mão de obra. No que tange à Gestão Fiscal, o Estado conseguiu instituir a cultura da responsabilidade fiscal também no âmbito dos municípios, sendo um pilar da gestão pública capixaba”.

Eixo Infraestrutura

No eixo Infraestrutura, a gerente ressalta que houve avanços na categoria de condições urbanas, visto que ocorreu um aumento generalizado no acesso à internet de alta velocidade nos municípios, especialmente nos anos da pandemia, além de melhorias nos indicadores de saneamento básico, principalmente com o avanço da implantação de formas alternativas e inovadoras de administração desse tipo de serviço, como as PPP´s.

“No eixo Infraestrutura, também está a categoria segurança pública, em que se observa um esforço constante e consistente de políticas de avanços da melhoria das taxas de furtos e roubos e de homicídios em nosso Estado”, avaliou.

Categorias do indicador

Com relação às categorias do indicador, a maior variação positiva entre 2019 e 2022 ocorreu em transporte (0,97), que foi seguida por educação (0,93), condições urbanas (0,64), saúde (0,64), segurança pública (0,60), qualificação da mão de obra (0,42) e diversidade econômica (0,22). Já as categorias de tamanho de mercado (-0,65), acesso ao crédito (-0,56) e inovação (-0,06) recuaram em suas médias.

Resultado dos municípios 

Montanha, Marilândia, Venda Nova do Imigrante, Aracruz, Vitória e Presidente Kennedy ficaram em 1º lugar em seus clusters – agrupamento que permite reunir municípios com características similares com o objetivo de respeitar as diferenças e as semelhanças de cada conjunto de localidade, permitindo, assim, a comparabilidade.

O IAN continua sendo apresentado em um painel de dados no qual podem ser realizadas diferentes análises comparativas permitindo, assim, um diagnóstico mais robusto de como é o ambiente de negócios de cada localidade do Estado.

No painel, os municípios recebem uma pontuação para cada um dos eixos – infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal – e das categorias e uma pontuação única para o IAN, que vai de 0 a 10 pontos.

Tomada de decisão

negócios
Prefeitos dos municípios com bons resultados no IAN 2022 compareceram à Findes nesta sexta-feira (16). Foto: Divulgação

O IAN, além de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e na tomada de decisões do setor privado, serve de apoio à elaboração de estratégias para a melhoria da qualidade da gestão pública e como um fator de atração de investimentos, ao auxiliar os empreendedores a conhecer a realidade específica do ambiente de negócios dos municípios do Espírito Santo.

Durante o evento de lançamento, a presidente da Findes, Cris Samorini, ressaltou a importância da ferramenta para o desenvolvimento dos municípios e do Estado como um todo.

“O IAN contribui para o planejamento de gestores e para a tomada de decisão de investidores. Quando o gestor analisa os dados do seu município, ele consegue identificar onde precisa de mais investimentos. O fato de termos mantido a taxa média de crescimento, demonstra que os municípios conseguiram enfrentar desafios, inclusive em meio à pandemia, e avançar em eixos fundamentais para melhoria da competividade e do ambiente de negócios”, afirmou.

Para conferir os dados completos do IAN 2022 clique aqui.

Confira os resultados do IAN 2022:

Primeiro colocado em cada cluster

Montanha – Cluster 1
Marilândia – Cluster 2
Venda Nova do Imigrante – Cluster 3
Aracruz – Cluster 4
Vitória – Cluster 5
Presidente Kennedy – Cluster 6

Maior crescimento médio anual em cada cluster entre 2019 e 2022

Irupi – +7,4% – Cluster 1
Água Doce do Norte – +8,6% – Cluster 2
Marataízes – +7,6% – Cluster 3
Ibiraçu – +7,5% – Cluster 4
Serra – +4,7% – Cluster 5
Mimoso do Sul – +8,0% – Cluster 6

Fonte: Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA