Estudantes vão recolher ‘santinhos’ no dia da eleição para produzir reciclagem
Por Paula Bourguignon
Um grupo de estudantes de 12 e 13 anos vai às ruas no próximo domingo, dia 2 de outubro, para uma atividade cidadã.
Como eles ainda não podem votar, vão dedicar o dia para recolher os santinhos dos candidatos que estiverem espalhados em vias públicas e transformar o material em papel reciclável. A atividade faz parte de um projeto pedagógico da Escola Adventista do Ibes, em Vila Velha.
- Café: ES tem 22,4% do faturamento nacional
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A Educação Adventista tem como proposta educacional e metodologia valorizar o processo educativo de forma integral e incentiva a interação entre a teoria e a prática, o pensar e o fazer, a razão e a emoção, o individual e o coletivo, a causa e o efeito; entende que tanto os educadores como os educandos podem ensinar e aprender.
A ação terá cerca de 20 pessoas, entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e professores da instituição, que se encontrarão em frente à Faculdade Novo Milênio, um dos grandes colégios eleitorais de Vila Velha, para recolher os santinhos que estiverem nas ruas e calçadas ou mesmo descartados por eleitores.
Todo o material recolhido do domingo será transformado em papel reciclado, onde os próprios estudantes irão confeccionar cartinhas para as mulheres assistidas pelo Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC), de Vitória.
A coordenadora pedagógica, Aline Herculano, explica que esse projeto já existe desde 2018 e visa trabalhar nas crianças e também adolescentes uma consciência cidadã e ecológica.
“Estamos trabalhando com as turmas do 7º ano o Censo, como ele é construído, e em um ano eleitoral é de suma importância abordar o tema, e refletir sobre conceitos de cidadania e cuidados com o meio ambiente. A coleta é apenas o início do trabalho. Todo o material recolhido será reciclado pelas crianças do 5ª ano do ensino fundamental. Além disso, eles escreverão cartinhas para as pessoas assistidas pelo Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer”, destaca a coordenadora pedagógica, Aline Herculano.