26 C
Vitória
sexta-feira, 10 maio, 2024

Estado e Municípios promovem mutirão de vacinação contra gripe neste sábado (6)

Também haverá oferta da vacina Bivalente da Pfizer contra a Covid

Por Rafael Goulart

A campanha de vacinação contra a gripe iniciada no Espírito Santo, dia 04 de abril, já aplicou 270 mil doses de imunizantes contra influenza, porém, mais da metade dos capixabas do público alvo ainda não se vacinou.

- Continua após a publicidade -

Para ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde (Sesa) e os municípios organizaram um Dia D da vacinação. A expectativa é imunizar 68 mil pessoas neste sábado (6) em 62 municípios do Estado.

De acordo com o governo, até esta quinta-feira (04), o Espírito Santo alcançou 24% na cobertura, sendo que em cada grupo foi de crianças (16%), gestantes (23%), puérperas (19%), idosos com 60 anos e mais (29%), povos indígenas (20%), professores (16%) e trabalhadores da saúde (28%).

“Dos grupos prioritários com meta vacinal, ainda não alcançamos a metade da cobertura ideal nesses primeiros 30 dias de campanha. O dia D é para poder facilitar a ida à unidade de saúde de quem ainda não pôde comparecer durante a semana, oportunizando a vacinação a todos os grupos e, assim, influenciar também na nossa cobertura. Por isso, é importante a adesão de todos”, orientou o subsecretário de Estado de Vigilância da Saúde, Orlei Cardoso.

Público alvo

Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza são formados por crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; comorbidades (listadas na NT/MS sobre bivalente); adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionários do sistema de privação da liberdade; professores; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso; e trabalhadores portuários.

Além deles, ampliam-se a todos os trabalhadores da educação do Ensino Básico e Superior (público e privado). Em relação às doenças cardíacas crônicas, contempla também pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, independentemente da classificação da Hipertensão.

A meta de 90% de cobertura vacinal está vinculada aos grupos de crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde, que são aqueles que têm mais chances de adoecimento e casos graves de gripe.

De acordo com o governo, até esta quinta-feira (04), o Espírito Santo alcançou 24% na cobertura, sendo que em cada grupo foi de crianças (16%), gestantes (23%), puérperas (19%), idosos com 60 anos e mais (29%), povos indígenas (20%), professores (16%) e trabalhadores da saúde (28%).

Cariacica

O Dia D de Vacinação acontece em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Shopping Moxuara. 

A imunização será sem agendamento e estarão disponíveis os imunizantes contra Covid-19 e gripe (Influenza), além de vacinas de rotina para atualização do cartão de vacinação.

As UBS que vão participar do Dia D são Porto de Santana, Itaquari, Cariacica-Sede, Nova Rosa da Penha II, Bela Aurora, Santa Fé, Oriente, Novo Brasil e Rio Marinho. O horário de atendimento será das 8 às 16 horas.

No Shopping Moxuara, serão oferecidos os mesmos imunizantes, mas o horário de atendimento será das 10h às 17 horas, também sem agendamento.

A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para toda a população com 18 anos ou mais. 

Já a vacina contra a gripe é para o público alvo do Dia D.

Vitória

A vacinação será realizada das 8h às 17h, na Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha e nas Unidades de Saúde Jardim Camburi, República, Ilha das Caieiras, Santo André, Consolação, Vitória, Do Quadro, Santa Luiza, Praia do Suá, Santo Antônio, Conquista, Ilha de Santa Maria e Maria Ortiz.

O agendamento será aberto nesta quinta-feira (04), às 12 horas. Serão disponibilizadas 4.510 vagas e o agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

A Secretaria de Saúde de Vitória vai disponibilizar 1ª dose, 2ª dose, reforço e 4ª dose da vacina contra a Covid-19; Pfizer pediátrica, Pfizer baby e Pfizer Bivalente para pessoas de 18 anos e mais, imunossuprimidos de 12 anos e mais, gestantes, puérperas (até 45 dias de pós-parto), pessoas com deficiência permanente de 12 anos e mais.

Vila Velha

Em Vila Velha serão disponibilizadas cinco mil doses para Influenza em quatro postos montados na cidade: nos shoppings Praia da Costa e Boulevard, das 11h às 18h, além das Unidades de Saúde de Jardim Marilândia e de Terra Vermelha, das 9h às 16h.

A vacinação será por livre demanda. Também serão ofertadas quatro mil doses da bivalente, além das demais vacinas de covid e as de rotina.

Viana 

O município realizará, neste sábado (06), mutirão de vacinação contra Covid-19, Bivalente e Influenza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Viana Sede, Marcílio de Noronha I, Vila Bethânia, Areinha e Industrial, além da Policlínica de Primavera.

Além disso, também acontecerá atendimento de saúde especializado em formato de mutirão na Policlínica, para as especialidades de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia para 300 pacientes em demanda eletiva.

Colatina

A campanha será neste sábado, dia 6, na Estação Central, das 8h às 12h. Estarão disponíveis cerca de 600 doses da vacina.

Guarapari

A vacinação ocorrerá das 08h às 16h, nas unidades de saúde do Centro, Bela Vista , Kubitscheck, Jabaraí e Centro Municipal.
É necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacina.

Anchieta

Nove unidades de saúde estarão atuando no Dia D (6) das 08h às 15h.

No município, 8.973 pessoas fazem parte dos grupos prioritários e devem procurar as unidades de saúde para receber sua dose.

Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informa que as equipes de imunização da Prefeitura da Serra confirmaram a participação do município no Dia D de Vacinação contra a Influenza, que vai acontecer neste sábado (6). Serão mais de 10 pontos, entre Unidades de Saúde, shopping e no Serra+Cidadã-Edição Dia das Mães, em Jardim Tropical.

Também serão aplicadas vacinas contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina. Como acontece nos finais de semana e feriados, a vacinação é sem agendamento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA