22.9 C
Vitória
domingo, 20 DE abril DE 2025

Espírito Santo na rota da aventura

Setur divulga Rota da Aventura com trilhas, escaladas, rapel, rafting, surf, voo livre, pesca e mergulho 

Por Redação

Depois de colocar quase todos os municípios no Mapa do Turismo e mandar seis candidatos para os Destinos Turísticos Inteligentes, ambos programas do Ministério do Turismo, o Espírito Santo agora conta com um roteiro de aventuras.

Confira a lista da Secretaria de Turismo do Espírito Santo.

Trilhas

Os parques estaduais oferecem boas opções para quem quer fazer trilha, mas o maior destaque capixaba para os trilheiros é alcançar o topo do Pico da Bandeira.

A entrada da trilha para o topo fica em Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto, a 270 quilômetros de Vitória. O Pico da Bandeira é o ponto mais alto da região sudeste e o terceiro mais alto do Brasil. 

O Espírito Santo conta também com os parques estaduais da Pedra Azul, Forno Grande e Paulo César Vinha, além da reserva de Itaúnas e de Sooretama.

Escalada e Rapel

O Espírito Santo oferece ótimas opções para aqueles que praticam escalada e rapel, como o Morro do Moreno, em Vila Velha.

Outro ponto famoso no estado nas práticas de escalada e rapel é o município de Alfredo Chaves, que conta com duas grandes cachoeiras, a Cachoeira Engenheiro Reeve (Matilde) e a Cachoeira Vovó Lúcia.

Rafting e Canoagem

Também tem opção para quem quer aventura na água. 

Para a prática do rafting, dois dos principais points no Estado são a descida do Rio Itabapoana, na altura do município de Divino de São Lourenço, e a descida do Rio da Montanha, localizado na zona rural de Domingos Martins.

Já a canoagem está cada vez mais popular entre os capixabas e, por isso, sua prática é comum na própria capital, com diversos grupos saindo das praias de Camburi e da região da Praia do Canto.

O esporte também acontece nas águas doces do Rio Santa Maria, que desemboca no manguezal de Vitória.

Voo Livre

Algumas das principais rampas de voo livre do Estado são a Rampa de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, a Rampa de Ubá, em Castelo, que em março desse ano sediou três competições de voo sendo duas internacionais, a Rampa do Monjolo em Baixo Guandu, conhecida como o “Havaí do Voo Livre”, e a Rampa Pedra da Colina, no município de Pancas, que tem vista para o Monumento Natural dos Pontões Capixabas.

Surfe

A prática do surf se estende por toda a costa capixaba. Na área metropolitana os locais mais frequentados para a prática são Jacaraípe, na Serra, e Praia do Ulé em Vila Velha.

Mas é o povoado de Regência, em Linhares, que mais atrai surfistas de fora do estado.

Pesca

O Espírito Santo de norte ao sul apresenta uma privilegiada fauna aquática, repleta de peixes, crustáceos e outros animais, que constituem uma cadeia alimentar completa, perfeita para pesca costeira, pesca em embarcações e a pesca com arpão.

Mergulho

Boas opções para a prática do mergulho são os municípios de Anchieta e Guarapari, devido a sua biodiversidade única.

Os melhores locais para mergulho em Guarapari são o arquipélago das Três Ilhas e a Ilha Escalvada ou Ilha do Farol, onde se é possível encontrar os destroços do navio grego Victory 8B, que foi afundado em 2003, e do navio Britânico Bellucia, que naufragou em 1903.

Já em Anchieta, a dica é a Praia da Areia Preta e o balneário de Iriri, que também conta com um naufrágio abrigando uma grande diversidade de vida marinha.

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA