23.7 C
Vitória
segunda-feira, 13 maio, 2024

Espírito Santo na rota da aventura

Setur divulga Rota da Aventura com trilhas, escaladas, rapel, rafting, surf, voo livre, pesca e mergulho 

Por Redação

Depois de colocar quase todos os municípios no Mapa do Turismo e mandar seis candidatos para os Destinos Turísticos Inteligentes, ambos programas do Ministério do Turismo, o Espírito Santo agora conta com um roteiro de aventuras.

- Continua após a publicidade -

Confira a lista da Secretaria de Turismo do Espírito Santo.

Trilhas

Os parques estaduais oferecem boas opções para quem quer fazer trilha, mas o maior destaque capixaba para os trilheiros é alcançar o topo do Pico da Bandeira.

A entrada da trilha para o topo fica em Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto, a 270 quilômetros de Vitória. O Pico da Bandeira é o ponto mais alto da região sudeste e o terceiro mais alto do Brasil. 

O Espírito Santo conta também com os parques estaduais da Pedra Azul, Forno Grande e Paulo César Vinha, além da reserva de Itaúnas e de Sooretama.

Escalada e Rapel

O Espírito Santo oferece ótimas opções para aqueles que praticam escalada e rapel, como o Morro do Moreno, em Vila Velha.

Outro ponto famoso no estado nas práticas de escalada e rapel é o município de Alfredo Chaves, que conta com duas grandes cachoeiras, a Cachoeira Engenheiro Reeve (Matilde) e a Cachoeira Vovó Lúcia.

Rafting e Canoagem

Também tem opção para quem quer aventura na água. 

Para a prática do rafting, dois dos principais points no Estado são a descida do Rio Itabapoana, na altura do município de Divino de São Lourenço, e a descida do Rio da Montanha, localizado na zona rural de Domingos Martins.

Já a canoagem está cada vez mais popular entre os capixabas e, por isso, sua prática é comum na própria capital, com diversos grupos saindo das praias de Camburi e da região da Praia do Canto.

O esporte também acontece nas águas doces do Rio Santa Maria, que desemboca no manguezal de Vitória.

Voo Livre

Algumas das principais rampas de voo livre do Estado são a Rampa de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, a Rampa de Ubá, em Castelo, que em março desse ano sediou três competições de voo sendo duas internacionais, a Rampa do Monjolo em Baixo Guandu, conhecida como o “Havaí do Voo Livre”, e a Rampa Pedra da Colina, no município de Pancas, que tem vista para o Monumento Natural dos Pontões Capixabas.

Surfe

A prática do surf se estende por toda a costa capixaba. Na área metropolitana os locais mais frequentados para a prática são Jacaraípe, na Serra, e Praia do Ulé em Vila Velha.

Mas é o povoado de Regência, em Linhares, que mais atrai surfistas de fora do estado.

Pesca

O Espírito Santo de norte ao sul apresenta uma privilegiada fauna aquática, repleta de peixes, crustáceos e outros animais, que constituem uma cadeia alimentar completa, perfeita para pesca costeira, pesca em embarcações e a pesca com arpão.

Mergulho

Boas opções para a prática do mergulho são os municípios de Anchieta e Guarapari, devido a sua biodiversidade única.

Os melhores locais para mergulho em Guarapari são o arquipélago das Três Ilhas e a Ilha Escalvada ou Ilha do Farol, onde se é possível encontrar os destroços do navio grego Victory 8B, que foi afundado em 2003, e do navio Britânico Bellucia, que naufragou em 1903.

Já em Anchieta, a dica é a Praia da Areia Preta e o balneário de Iriri, que também conta com um naufrágio abrigando uma grande diversidade de vida marinha.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA