Empresários e empresas do setor de logística vão participar da Intermodal 2025, que acontece de 22 a 24 de abril de 2025, em São Paulo
Por Kikina Sessa
Com potencial para se tornar um hub logístico internacional, o Espírito Santo vai estar representado no maior evento do setor. Focada em apresentar soluções logísticas, inovações tecnológicas e operacionais para os setores de logística, intralogística, transporte de cargas e comércio exterior, a Intermodal South America 2025 acontece de 22 a 24 de abril de 2025, no novo Distrito Anhembi, em São Paulo.
De acordo com a organização do evento, a edição de 2025 vai refletir o crescimento de áreas estratégicas para a modernização da cadeia logística, como intralogística e galpões logísticos, que já registram um aumento de 20% no número de expositores confirmados.
O presidente do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta, já confirmou sua participação no evento. “O evento permite fortalecer conexões, explorar novas oportunidades e impulsionar o desenvolvimento do transporte e da distribuição, seja no comércio internacional ou no abastecimento do mercado interno”, disse Acosta, destacando que “nosso Estado tem o potencial de se consolidar como um hub logístico estratégico para o Brasil, conectando diferentes modais e impulsionando o crescimento regional. Mas para isso, precisamos de um olhar atento e ações concretas que assegurem a competitividade e o desenvolvimento sustentável do nosso mercado”.
Portocel
Participando pela primeira vez como expositora na Intermodal South America, a expectativa da Portocel, porto localizado em Aracruz, é ampliar conexões estratégicas e posicionar o terminal como um modelo de excelência portuária, eficiência operacional e sustentabilidade.
A empresa pretende mostrar ao mercado a sua infraestrutura diferenciada, operação multipropósito, nível de produtividade e segurança, além do compromisso com inovação e práticas ESG. “Será uma oportunidade de apresentar também o papel estratégico da companhia na cadeia de exportação e reforçar sua contribuição para o desenvolvimento logístico do Brasil”, disse a empresa por meio de nota.


Vports
Já a Vports, autoridade portuária responsável pelo complexo portuário de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, estará pelo terceiro ano consecutivo na Intermodal.
A empresa terá um estande de 70 metros quadrados e leva para o evento todo o potencial estratégico e logístico dos três portos que administra. “Desde que assumimos a concessão, demos grandes passos em prol da modernização e da infraestrutura portuária, garantindo eficiência e agilidade às nossas operações. Junto com as empresas parceiras, fizemos investimentos da ordem de R$ 580 milhões em melhorias. E é isso que pretendemos mostrar”, afirma o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides.
Segundo ele, nos dois anos de concessão privada, 13 novos contratos foram assinados, enquanto a média anterior à desestatização era de um contrato a cada quatro anos.