Espírito Madeira pretende valorizar cadeia produtiva madeireira

0
560
O evento pretende se configurar como o maior encontro do setor produtivo madeireiro do Brasil. Foto: divulgação

Evento quer enfatizar origem sustentável e renovável do setor

Por Anderson Neto

Pela primeira vez no Espírito Santo acontece, de 14 a 16 de setembro, a Feira “Espírito Madeira – Design de Origem”. O evento acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão“, em Venda Nova do Imigrante, e pretende se configurar como o maior encontro do setor produtivo madeireiro do Brasil.

- Continua após a publicidade -

O objetivo é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair stakeholders do mercado e empresas de outros estados.

A expectativa é de receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O diretor-presidente do Montanhas Capixabas Convention Bureau, Valdeir Nunes, destaca que a “Espírito Madeira” é um evento que vem para consolidar a cidade de Venda Nova do Imigrante na recepção de grandes eventos de negócios, girando a economia da cadeia do turismo na baixa temporada.

“Além de altamente técnico, envolvendo desde a base do plantio da árvore até a entrega final no design (móveis, artes, entre outros), vamos receber vários expositores, teremos capacitações, rodada de negócios, entretenimento, gastronomia, cervejarias e atrações culturais”.

Diversidade

O setor madeireiro e moveleiro abrange desde a construção de cercas de áreas rurais até a produção de estacas para o cultivo de pimenta-do-reino, além de ter aplicações na construção civil, acabamento de obras, embalagens, estofados, colchões e caixões.

O empresário de marcenaria e presidente da Câmara Setorial Moveleira, Antônio Nicola Brazolino, enfatiza que o público pode esperar um evento bem estruturado, com grandes parceiros e apoiadores. “A Feira tem o propósito de despertar a importância da questão florestal até o alto design. Nossos grandes parceiros e apoiadores geram credibilidade ao evento, que promete ser sucesso”.

A escolha de Venda Nova do Imigrante como sede da “Espírito Madeira” justifica-se pela acolhida do município, que representa uma das maiores regiões de reflorestamento comercial plantada do Estado – com 12,4% da área total do município – e com atividades madeireiras bastante ativas no Sul do Espírito Santo.

“Além da cobertura nativa da Mata Atlântica, nossa região é propícia para floresta comercial, e a Feira é importante para o público conhecer essas técnicas de plantio”, afirma Valdeir Nunes.

Programação

O evento contará com rodada de negócios, espaço maker (“Faça Você Mesmo”) com a “Marcenaria Afetiva” numa abordagem minimalista; Olimpíadas da Madeira, conexões setoriais, linhas de crédito e produtos financeiros, máquinas e ferramentas, modelagem de novos negócios, exposições da fábrica de pios de Cachoeiro de Itapemirim e arcos de violino de pau-brasil de Aracruz, além de palestras com 27 personalidades e shows de entretenimento.

A diretora executiva da Espírito Madeira, Paula Maciel, ressalta que o evento celebra a cadeia de madeira e móveis, valorizando a alma da madeira e o aconchego que ela traz, remetendo às recordações da infância e tradições familiares.

“O evento passará por todos os segmentos industriais e comerciais da madeira, com o objetivo também de resgatar o que é a alma da madeira, o aconchego que ela traz, aquelas recordações de infância da casa da avó onde tinha aquele grande móvel da sala, trazendo isso para o nosso dia a dia”, destacou Paula.

A organização da Espírito Madeira está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A feira também conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Aderes, Amunes, Sebrae-ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Ufes.