O projeto de mobilidade prevê até ciclovia aérea, e com isso será possível cruzar Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória e Guarapari utilizando a bicicleta
Por Amanda Amaral
O projeto de mobilidade do Governo do Estado vai contemplar cerca de 70 quilômetros de vias exclusivas para bikes. Quem utiliza a bicicleta para locomoção poderá atravessar cinco municípios: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória ou Guarapari. É a primeira ciclovia metropolitana do Brasil.
No município de Vila Velha, será possível seguir pela Glória até o Terminal de Jardim América, em Cariacica. Em breve, começam as obras para Corredor Metropolitano Sul Expresso, que terá um corredor exclusivo de ônibus na Carlos Lindenberg, que contará com ciclovia. No bairro Rio Marinho, o corredor, também batizado de Expresso GV, terá uma ciclovia aérea e dois viadutos.

“A ciclovia aérea está prevista para o projeto corredor de ônibus. Já licitamos a obra, que deve começar no segundo semestre deste ano”, explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Além disso, a Prefeitura de Vila Velha fará uma ciclovia que vai ligar o Terminal de Vila Velha até a Glória, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

Para acesso à Guarapari, vindo da Terceira Ponte, já é possível o ciclista seguir da Gil Veloso, em Vila Velha, até a Barra do Jucu, no mesmo município. No futuro, será feita uma ampliação de mais 15 quilômetros de ciclovia na Rodovia do Sol até Setiba.

Na opinião de Fábio Dasmaceno, a primeira etapa deste grande projeto foi a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, que já permitiu a interligação de Serra a Vila Velha. “É a primeira ciclovia metropolitana do Brasil. Antes, cada município fazia o seu trecho, mas eles não se comunicavam, muitas vezes, nem dentro da mesma cidade. Mas o importante é criar uma unificação, até mesmo pelo advindo das biciletas elétricas que muitos estão utilizando, e sempre pensando na integração com o Aquaviário e os Terminais do Transcol”, explicou Fabio Damaceno.


Na Serra, o projeto tem início no Trevo de Carapina, dali é possível acessar a Reta das Paneleiras, chegando em Vitória. Na capital, o ciclista para alcançar a Terceira Ponte tem como opção seguir pela Avenida Simão Nader ou continuar na Fernando Ferrari e acessar a Leitão da Silva.