24.3 C
Vitória
sábado, 22 DE março DE 2025

ES anuncia reajuste de até 25% no salário de professor

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na manhã desta terça-feira (26) um reajuste de até 25% no salário inicial dos profissionais da educação da rede estadual

Por Munik Vieira

Segundo o governador, o projeto de lei será encaminhado ainda hoje para a Assembleia Legislativa e deverá conceder o benefício retroativo desde janeiro deste ano. Dessa forma, o salário de entrada (inicial) do professor terá uma correção de 25%. Atualmente, o salário é de R$ 2.154, no entanto, os profissionais vão passar a receber R$ 2.700.

“Essa é a correção de entrada, que altera e muda um pouco no decorrer do avanço na carreira. O percentual médio de correção de salário, ao longo da carreira, é de 18,5%. O inicial é um pouco maior, pois queremos valorizar e tornar a atividade realizada pelo professor mais atrativa”, destaca Renato Casagrande.

O governador ainda explicou que desde o início do ano vem questionando o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade de conceder o reajuste para a categoria, já que a lei 173, de autoria do presidente Jair Bolsonaro, aprovada no Congresso Nacional, proíbe qualquer correção de salário ou concessão de abono entre os períodos do ano passado e este ano.

“Desde abril, fomos ao STF e perguntamos sobre essa situação, que inclusive ainda está em processo de julgamento. Como o STF ainda não respondeu, fomos questionar a legalidade no Tribunal de Contas do Estado e, desta forma, o órgão liberou o reajuste para atender a mudança constitucional e valorizar o profissional da educação. O reajuste vem com base nesta postura do Tribunal de Contas do Espírito Santo”, concluiu.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA