27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Iema restringe uso de drones em parques estaduais

Medida vale para drones recreativos; produções jornalísticas e eventos estão liberados com solicitação

Por Kebim Tamanini

No universo da captura de imagens aéreas, os drones tornaram-se uma ferramenta popular entre os entusiastas da fotografia e videografia, proporcionando ângulos únicos e deslumbrantes, especialmente em áreas ambientais. Contudo, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do Espírito Santo tomou uma decisão visando a preservação ambiental: proibiu o uso desses equipamentos nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

- Continua após a publicidade -

A proibição, que se aplica aos drones de uso recreativo, tem como principal objetivo reduzir possíveis acidentes ambientais nas áreas protegidas. Entretanto, o Iema estabeleceu uma exceção para produções jornalísticas e eventos que desejem realizar registros aéreos por meio de drones, desde que realizem um aviso prévio.

Para obter autorização, os interessados em realizar gravações aéreas com drones devem preencher um formulário disponível no site do Iema. O retorno sobre a solicitação será fornecido por meio do sistema E-Docs, plataforma pela qual o Governo do Estado responde às solicitações.

Vale ressaltar que a proibição se aplica aos parques estaduais administrados pelo Iema: Paulo César Vinha, Pedra Azul, Cachoeira da Fumaça, Forno Grande, Itaúnas, Mata das Flores e Reserva Biológica Duas Bocas. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA