24.4 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

ES tem duas redações do Enem 2023 com nota 1000

Em todo o Brasil foram 60 candidatos que gabaritaram o tema sobre os desafios na visibilidade do trabalho de cuidado feminino

Por Kebim Tamanini

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (16/01), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos mais de 2,7 milhões de participantes que realizaram a prova, 60 alunos alcançaram a nota máxima na redação em todo o Brasil. Destes, apenas dois são estudantes do Espírito Santo, sendo um da rede pública e outro da privada. No entanto, a identidade desses alunos ainda não foi revelada.

- Continua após a publicidade -

Os candidatos foram desafiados a produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O MEC enfatizou que todos os participantes terão acesso ao espelho das redações, contendo detalhes da correção, mas tal acesso só será possível após 90 dias da divulgação das notas.

A correção das redações se baseia em cinco competências, conforme esclarecido pelo MEC: domínio da escrita formal, compreensão do tema, coesão, argumentação e respeito aos direitos humanos. Esses critérios visam assegurar uma avaliação abrangente e justa das produções dos candidatos.

WordPress Tables Plugin

Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de janeiro. O programa disponibilizará um total de 264 mil vagas em instituições públicas em todo o Brasil. No Espírito Santo, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), única do Estado, vai oferecer 5.026 vagas em mais de 100 cursos, contribuindo para a formação e o acesso ao ensino superior na região.

O processo seletivo do Sisu representa uma oportunidade para os estudantes que almejam ingressar em instituições públicas, consolidando, assim, a importância do Enem como ferramenta de avaliação e seleção no cenário educacional brasileiro.

Prouni

O calendário do Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi oficialmente divulgado e os interessados devem ficar atentos ao cronograma estabelecido, uma vez que as inscrições terão início em 29 de janeiro, estendendo-se até 1° de fevereiro.

O Prouni tem como propósito oferecer bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, tornando a educação superior acessível a um número mais amplo de estudantes. Destinado a brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior, o programa estabelece critérios rigorosos de seleção. Dentre os principais critérios para a obtenção de uma bolsa pelo Prouni estão o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a renda familiar.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA