32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

ES recebe mais de 140 profissionais do Programa Mais Médicos

Ministra da Saúde participou do acolhimento de novos profissionais dos Mais Médicos em Vitória

Por Robson Maia

Na tarde da última segunda-feira (11) o Espírito Santo recebeu os 142 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil do Governo Federal. A cerimônia, realizada na sede do governo estadual, no Palácio Anchieta, contou com as presenças do governador Renato Casagrande (PSB), de autoridades da saúde capixaba, além da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, o Espírito Santo conta com 295 médicos atuantes pelo Mais Médicos em 62 municípios capixabas. Somente em 2023, 142 novos médicos dos 28º, 29º e 30º ciclos do programa começaram a atuar na Atenção Primária do Espírito Santo pelo Mais Médicos.

Além disso, o programa conta também com mais dois editais para atuação de profissionais no Estado, por meio de equipes de Consultório de Rua e da Atenção Primária Prisional, que estão em fase de finalização.

“Não vencemos de uma vez só todos os obstáculos na área da saúde. Mas é preciso estar preparado para enfrentar esses desafios e ir melhorando a cada dia. Fico feliz que o Mais Médicos nos ajude a estruturar e organizar a Atenção Primária, que deve ser resolutiva para não sobrecarregar o sistema de regulação”, apontou o governador.

No Estado, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (iCEPI) conduz, em parceria com os Municípios, o Qualifica-APS com a formação em serviço de 1.400 profissionais. Temos ainda uma parceria resolutiva com os hospitais filantrópicos e estamos construindo o Hospital Geral de Cariacica e o Complexo de Saúde do Norte”, complementou Casagrande.

O secretário de Saúde, Miguel Duarte, que também esteve presente na solenidade, celebrou a chegada dos novos médicos.

“Recebo com muito carinho a todos os médicos que vão atuar no Estado. O SUS é um projeto maravilhoso, um exemplo para o mundo. O Espírito Santo hoje é o estado da região Sudeste que mais investe per capita em saúde. Tivemos um aumento na cobertura das equipes de saúde da família, que chega agora a 78% da população”, destacou Duarte.

Em 2017, o Espírito Santo já contou com 483 profissionais, o maior número de médicos pelo Mais Médicos atuando no território capixaba.

De acordo com o Governo Federal, o objetivo do programa é propor a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) levando médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA