Forças de segurança das três esferas da federação irão atuar em conjunto para garantir a lisura do exame e a segurança dos participantes
Por Otávio Gomes*
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) planejou um esquema especial de segurança para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no Espírito Santo. As provas acontecerão em dois domingos, nos próximos dias 3 e 10, e vão contar com policiamento extensivo e ações de inteligência de órgãos das três esferas da federação.
No Espírito Santo, mais de 74 mil pessoas se inscreveram para o Exame, que será aplicado em 165 locais, espalhados por 38 municípios capixabas. A Operação Enem será coordenada pela Gerência de Operações Integradas (Geopi) da Sesp, que contará com o reforço de 1.317 agentes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) para o policiamento ostensivo nos dois dias de exame.
A Polícia Civil do Espírito Santo (ES) também terá reforço nas equipes de plantão das Delegacias Regionais, assim como Corpo de Bombeiros. Já Polícia Federal (PF) atuará em conjunto com a PCES em ações de inteligência, monitorando atividades suspeitas e na detecção de fraudes.
A Sesp também irá instalar um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). Nos dois dias de aplicação do Enem 2024, representantes de todos os órgãos envolvidos na realização do exame estarão reunidos presencialmente na sede da secretaira e permanecerão monitorando os locais de aplicação em tempo real.
*Sob supervisão de Erik Oakes