24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

ES pode voltar receber cruzeiros marítimos em 2025

Foram realizados estudos de viabilidade de navios de cruzeiro e o próximo passo é certificar as análises por meio de simulação em São Paulo

Por Kebim Tamanini

Já pensou em passear pelas praias de Vitória e Vila Velha e se deparar com cruzeiros marítimos? Isso pode voltar a se tornar realidade a partir de 2025, graças a um contrato assinado pelo Governo do Estado em novembro do ano passado com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é realizar estudos de viabilidade técnica para o fundeio de grandes navios e paradas em posicionamento dinâmico.

- Continua após a publicidade -

Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Fecomércio, o Sebrae, a Marinha do Brasil e o trade turístico. Após anunciar a contratação do estudo com a USP, a Setur afirma que o Espírito Santo pode voltar a ser parada na rota de cruzeiros marítimos já na temporada de 2025. Vale lembrar que o Porto de Vitória já foi rota de cruzeiros na década de 2010. 

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) afirmou que as análises preliminares são positivas e não está descartada a possibilidade de realizar algumas escalas-teste no Espírito Santo ainda neste ano. Contudo, já foi excluída a possibilidade de navios trafegarem sob a Terceira Ponte ou manobrar dentro da área do Porto de Vitória, pois a altura impede. Atualmente, os navios podem chegar a 75 metros de altura, com mais de 6,3 mil passageiros

Após os estudos, serão realizadas simulações em São Paulo para validar toda análise que será acompanhada com a presença de técnicos da universidade, da Marinha e da Setur.

Hotelaria

Além disso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do ES (Fecomércio-ES) também pretende transformar o Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, em uma parada de navios de cruzeiro. Havendo viabilidade, o hotel fará investimentos na adequação do píer, possibilitando que navios atraquem e os turistas desfrutem do dia na Grande Vitória, além de aproveitarem a gastronomia local.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA