25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Espírito Santo ganha duas novas rotas turísticas

Criação das rotas turísticas surgem de projetos de deputados estaduais

Por Redação

Foi sancionada, na última terça-feira, as leis 11.786 e 11.787, que criam dois novos roteiros turísticos no Espírito Santo. As medidas tiveram como base dois Projetos de Lei apresentados na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que visam o desenvolvimento do turismo e da economia capixaba nas regiões de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Guarapari.

- Continua após a publicidade -

O PL 67/2023, de autoria do deputado Tyago Hoffmann (PSB), institui a criação da Rota da Ferradura, em Guarapari. O roteiro interliga a BR-101 aos distritos de Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial do Jaboti e Jaboti.

Para o parlamentar, a nova lei valoriza as paisagens do local, além de estimular o desenvolvimento de passeios rurais, hotéis, pousadas e restaurantes da redondeza.

“O município de Guarapari é um grande centro turístico de nosso estado, sendo conhecido nacionalmente, principalmente por suas praias. Em decorrência da sua extensão geográfica, o município de Guarapari também vem se destacando com o agroturismo, o que vem atraindo um grande número de turistas”, explicou Hoffmann na apresentação da proposta. 

Guarapari é um dos principais destinos turísticos do estado, sendo a segunda cidade que mais recebeu visitantes no último ano. Para 2023, a expectativa do Conselho Estadual de Turismo do Espírito Santo (Contures) é de que o balneário receba em torno de 1,5 milhão de turistas ao longo de toda temporada.

Com a chegada do novo roteiro turístico, a ideia é que o município seja o destino de ainda mais viajantes. Hoffmann citou a possibilidade, no texto da matéria, a valorização da zona rural do balneário como um atrativo a mais para a região.

Espírito Santo ganha duas novas rotas turísticas
Rota na região das montanhas capixabas deve ter mais de 30 quilômetros de extensão / Foto: Lucas Knupp/Setur ES

Já a Rota Azul, oriunda do PL 9/2023, elaborado por  Fabrício Gandini (Cidadania), projeta a criação do trajeto turístico de aproximadamente 30 quilômetros de extensão entre os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo. 

O trecho abrange desde comunidades locais, como a de São Paulo do Aracê, em Domingos Martins, até o Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.

Para Gandini, além do fomento à atividade econômica local em geral, a lei fortalece os produtores da agricultura familiar com novas opções de renda no turismo rural. “[É] um roteiro que convida visitantes, turistas e a população de modo geral a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios das Montanhas Capixabas, objetivando integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais”, argumenta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA