21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

ES em 10º lugar no ranking nacional de competitividade

O Espírito Santo apresentou bom desempenho no ranking nos quesitos educação, solidez fiscal e infraestrutura

Por Amanda Amaral

O Espírito Santo está em 10.º lugar entre os estados brasileiros com a melhor competividade, segundo o ranking de 2022 elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CPL). Em primeiro lugar está São Paulo e em segundo, Santa Catarina.

- Continua após a publicidade -

Contudo, o estado capixaba desceu cinco posições com relação à 2021, o mesmo ocorreu com Amazonas e Piauí. No Sudeste, o Espírito Santo ocupa a 3.º posição. 

Os melhores desempenhos do Estado ocorreram nos quesitos educação, solidez fiscal e infraestrutura. Destaque para o índice de transparência, que se manteve em primeiro lugar, e o avanço na qualidade da informação contábil e fiscal, que deixou o Espírito Santo em 6º lugar no país. 

O Estado também subiu de posição com relação ao custo do poder executivo e o Produto Interno Bruto (PIB) e está em 4.º lugar no país. Já os piores desempenhos ocorreram em potencial de mercado, capital humano e segurança pública.

Municípios brasileiros

ES em 10º lugar no ranking nacional de competitividade
Vitória está entre as nove cidades do país com mais competitividade. Foto: Divulgação/PMS

A respeito dos municípios brasileiros, a capital do Estado aparece na 9.º colocação, descendo quatro posições, e em 6.º posição entre as cidades da Região Sudeste. O melhor desempenho de Vitória ocorreu em financiamento da máquina pública, capital humano e inovação. Os desafios para o município estão nos quesitos meio ambiente, segurança e telecomunicações.

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade entre os Estados é composto por 10 pilares estratégicos. São eles: segurança pública; potencial de mercado; educação; inovação; sustentabilidade social; infraestrutura; solidez fiscal; capital humano; eficiência da máquina pública; sustentabilidade ambiental.

De acordo com a CPL, o objetivo é oferecer ao setor público uma ferramenta com métricas conhecidas do setor privado para nortear e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade. Estes pilares são formados a partir do agrupamento de 86 indicadores. A CLP é uma ONG dedicada a formar lideranças e melhorar a gestão pública.

Confira o ranking na íntegra clicando aqui.

Com informações da CPL. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA