26.9 C
Vitória
segunda-feira, 6 maio, 2024

ES teve o 2° menor número de homicídios no Carnaval desde 2001

Resultado ficou atrás apenas de 2022, quando ainda havia restrições devido à pandemia

Por Kebim Tamanini

O período do Carnaval é conhecido por atrair um grande fluxo de pessoas às cidades, e no Espírito Santo, os números revelam um cenário positivo em relação à segurança pública durante essa época festiva. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o estado registrou o segundo melhor resultado em termos de homicídios, ficando atrás apenas do ano de 2022.

- Continua após a publicidade -

Durante o período entre as 8 horas da última sexta-feira (08) até as 23h59 de quarta-feira (14), foram registrados 15 homicídios em todo o Estado. Um dado significativo é que não houve mortes por homicídio em locais de folia em 2024, conforme ressaltado pela Sesp.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) destaca que não houve morte por homicídio em locais de folia em 2024. O novo secretário da Sesp, Eugênio Ricas, atribuiu o resultado a todos os profissionais que mantiveram a ordem durante os seis dias de carnaval.

ES teve o 2° menor número de homicídios no Carnaval desde 2001

“Policiais militares, civis e científicos, além de bombeiros e todo o corpo da Secretaria da Segurança que trabalharam de forma a levar segurança aos capixabas e visitantes que escolheram nosso Estado para curtir esse feriado”, enfatizou Ricas.

Embora não tenha mencionado diretamente as duas noites no Centro de Vitória que tiveram a presença da Polícia Militar do Espírito Santo juntamente com a Guarda Municipal de Vitória, Ricas relatou que houve dez casos de tumulto em locais de folia, exigindo intervenção policial com o uso de equipamentos menos letais.

Além dos resultados positivos em relação ao número de homicídios e aos atritos com foliões, o Cerco Inteligente do Estado contribuiu para a recuperação de 17 veículos durante o período carnavalesco.

Outros dados importantes revelam que o período do Carnaval registrou 39 ocorrências de afogamentos atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), com três resultando em vítimas fatais: um médico de 72 anos em Marataízes, uma criança de dois anos em Vila Pavão e um homem de 35 anos em Ponto Belo.

Quanto à violência nas estradas, o estado também apresentou uma redução significativa. No Carnaval de 2024, foram registradas 11 mortes em decorrência de acidentes de trânsito em todo o Estado, em comparação com as 22 mortes registradas no feriado de Carnaval de 2023.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA