26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Entrega do novo aquaviário é adiada para junho

Conclusão das obras da estação da Prainha, em Vila Velha, força novo atraso na inauguração do novo aquaviário

Por Redação

Na tarde da última terça-feira (16), o governo do Espírito Santo informou a alteração na previsão de inauguração do novo sistema aquaviário, que operará nos municípios de Cariacica, Vila Velha e Vitória. A previsão era de que a operação começasse ainda este mês, mas atrasos nas obras da estação da Prainha, em Vila Velha, adiaram o início da operação.

- Continua após a publicidade -

Durante a tarde de ontem, foi realizada uma visita técnica à estação de Porto de Santana, em Cariacica. Estiveram presentes no local membros da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, além do secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), até o final de junho, o novo modal começa a funcionar. As obras nas estações da Praça do Papa, em Vitória, e em Porto de Santana já foram concluídas.

Em Vila Velha, equipes trabalham no mar para fixar os flutuantes e as passarelas de embarque e desembarque. Essa foi a terceira vez em 2023 que o início operação do aquaviário é adiada. A previsão inicial era inaugurar o sistema em março. Depois passou para maio e, agora, junho.

O aquaviário será integrado ao sistema Transcol com o cartão GV. O passageiro pode iniciar a viagem em uma linha de ônibus e concluir o trajeto no aquaviário ou, ao contrário, pagando apenas uma tarifa.

Barcos

O barco do aquaviário tem capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes. É acessível a pessoas com deficiência e está equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, wi-fi e coletes salva-vidas. O investimento na reativação do sistema supera R$ 4 milhões, segundo a Semobi.

Para o presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Alexandre Xambinho (PSC), o novo sistema de transporte pode favorecer o turismo na Grande Vitória, além de melhorar a mobilidade urbana.

“Em breve será entregue evolução, desenvolvimento e mobilidade urbana para a população capixaba. Além disso, o Aquaviário tem um potencial turístico muito grande. A experiência de viajar de barco é atrativa e no trajeto temos a contemplação da baía de Vitória, que é de grande beleza, com vista para o Convento da Penha, Terceira Ponte e o Morro do Penedo.”, pontuou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA