25.5 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Espírito Santo enfrenta desafio com 2.062 pessoas aguardando transplantes

Fila de espera por um transplante de rins conta com mais de 1.000 pacientes

Por Kebim Tamanini

Este mês de setembro é dedicado à campanha anual de conscientização sobre a doação de órgãos. No Espírito Santo, enfrentamos um desafio significativo, com 2.062 pessoas aguardando por um transplante. Pacientes aguardam pelo transplante de rim (1070), seguido por córneas (976), fígado (13) e coração (2), de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

- Continua após a publicidade -

É importante ressaltar que o Espírito Santo possui seis equipes credenciadas junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT), habilitadas para realizar transplantes de órgãos sólidos. Esses procedimentos são conduzidos no Hospital Meridional e no Hospital Evangélico de Vila Velha.

No estado, quando um paciente é diagnosticado com morte encefálica e está internado em um hospital, a Central Estadual de Transplantes (CET) é notificada. Médicos especialistas, então, validam o diagnóstico realizado pela equipe médica. A partir dessa validação, o paciente é considerado um potencial doador, e a família é informada sobre a possibilidade de doação de órgãos. Contudo, muitas famílias ainda têm resistência em relação a essa decisão.

O cardiologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), o médico Diogo Barreto, alerta que “a sociedade precisa avançar no que diz respeito à doação de órgãos para salvar vidas. É fundamental destacar que o sistema de doação de órgãos no Brasil é altamente confiável, apesar de suposições infundadas que algumas pessoas possam levantar sobre o assunto”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA