Os dados foram divulgados pela Fecomércio-ES, por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).
O percentual de famílias endividadas em Vitória alcançou 74,9% em dezembro, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O estudo é feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Depois de cinco meses seguidos mostrando alta, o índice recuou pela primeira vez, em comparação com o mês anterior. Dezembro apresentou queda de 4,1% com referência a novembro. Por outro lado, na comparação com dezembro de 2016, houve alta de 7,1 pontos percentuais.
Segundo a Fecomércio, as famílias com contas em atraso representaram 61,1% do total, e em novembro eram 63,2%. Porém, em relação ao mesmo mês de 2016, houve alta de 29,3%.
“Apesar da melhora, os indicadores de inadimplência permanecem em níveis superiores aos da média brasileira muito em função da taxa de desemprego, que ainda não baixaram. O último trimestre do ano também costuma registrar alta no consumo, o que pode ajudar a explicar a dificuldade das famílias em manter as suas contas em dia” explica José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES.
Leia também:
- Fecomércio: mais de 100 mil famílias com dívidas em Vitória
- Confiança dos empresários cresce, aponta Fecomércio-ES