26.6 C
Vitória
domingo, 14 abril, 2024

Encontro do Sicoob ES discute qualidade de vida

Evento reuniu 950 pessoas em GuarapariSaúde e qualidade de vida. Estes foram os temas principais da 13ª edição do Encontrão do Sicoob ES, realizada nos últimos dias 5 e 6, no Sesc de Guarapari. Com o tema  “Saber Viver”, o evento reuniu cerca de 950 pessoas e promoveu a avaliação física de funcionários, estagiários e dirigentes do Sistema.
Representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) mediram o peso, a altura e a circunferência abdominal de 763 pessoas (390 homens e 373 mulheres). Os resultados, apresentados durante o encontro, revelaram que 65% dos homens estão acima do peso recomendável. Para as mulheres, esse percentual é de 26%.

Os dados mostraram a importância da adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de exercícios físicos. “Vamos usar essas informações para o desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar dos funcionários”, destaca a superintendente do Sicoob ES, Sandra Helena Rosa Kwak.

- Continua após a publicidade -

A dificuldade de controlar o peso não é uma questão isolada. Trata-se de um dos grandes dilemas do mundo moderno, evidenciado em pesquisa realizada com a população de Vitória pela equipe do Projeto Monica (Monitoramento Cardiovascular) e em outros estudos realizados no Brasil. Esses trabalhos apontam que, em geral, entre os homens, quanto mais elevados o nível sócio-econômico e a escolaridade, mais alto o índice de sobrepeso ou de obesidade. Com as mulheres ocorre o contrário. O grupo feminino que consegue uma posição econômica melhor ou permanece por mais tempo na escola é mais magro.

Palestras

Além da avaliação física, a programação incluiu palestras, shows, apresentações culturais, confraternização, dinâmica com o sorteio de brindes e caminhada de integração dos participantes.

Entre os convidados de destaque estiveram o jornalista e professor de Ética da USP, Clóvis de Barros Filho, e o presidente do Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob), Marco Aurélio Borges Almada Abreu. Barros encantou a platéia com a reflexão sobre a “A vida que vale a pena viver”. Já Almada fez palestra sobre como alcançar a felicidade no trabalho por meio da motivação.

Outro ponto alto do evento foi a apresentação do vídeo com a campanha realizada pelo Detran ES “Gentileza gera Gentileza”. O material mostra o trabalho diferenciado feito pelo inspetor Meirelles, guarda de trânsito de Vila Velha que orienta e auxilia, sempre com educação e bom humor, pedestres, ciclistas e motoristas que circulam nas ruas Ceará e São Paulo. Após a apresentação do vídeo, Meirelles recebeu uma lembrança do Sicoob ES.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA