24.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 dezembro, 2021

Plataforma online visa expandir adesão de empresas aos programas de fidelidade

Muitas empresas se veem impossibilitadas de implementar mecanismos deste tipo que atraiam consumidores e gerem benefícios a médio e longo prazo

Por Victor Rodrigues 

A crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus acentuou em todos os brasileiros a necessidade de otimizar recursos financeiros no dia a dia. E uma das maneiras encontradas por muitos consumidores foi concentrar compras em empresas que possuem programas de fidelização e ofereçam pontos de fidelidade.

No entanto, empresas de variados portes se veem impossibilitadas de implementar mecanismos deste tipo que atraiam consumidores e gerem benefícios a médio e longo prazo.

Para Gustavo Frachia, sócio da Fidelis Club, plataforma para programas de fidelidade, há um risco do cliente, após realizar uma compra, não voltar mais a realizar negócios naquele local: “há maneiras que podem atenuar esse risco e uma delas é criar mecanismos de fidelização, que ofereçam aos clientes benefícios, de fato, atraentes. Oferecer pontos de fidelidade aos consumidores é um caminho benéfico para ambas as partes”.

Aumento de inscritos 

Dados divulgados em setembro de 2021 pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que o número de pessoas inscritas em programas de fidelidade cresceu 3% no 2º trimestre deste ano em comparação ao trimestre anterior. De acordo com a entidade, há cerca de 170,4 milhões de cadastros em todo o país – no mesmo período de 2019, eram 156,4 milhões.

Frachia ressalta que a Fidelis Club visa democratizar o acesso a um sistema de fidelidade. “Por meio da plataforma e oferecendo pontos de fidelidade, é possível que os empresários gerenciem em tempo real toda a sua base de clientes, conheçam melhor e possam trazer experiências, produtos e serviços ainda mais personalizados e, desta maneira, criar estratégias assertivas para retê-lo”.

Programa de fidelidade gratuito

A empresa, que firmou parceria com a Abrasel (Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes) também permitirá aos associados da entidade benefícios exclusivos. Os estabelecimentos que tiverem interesse poderão criar gratuitamente o próprio programa de fidelidade até 30 de novembro. O benefício está sendo oferecido aos 100 primeiros estabelecimentos que aderirem à Plataforma Fidelis.

Frachia ressalta, porém, que “caso os associados decidam não continuar com o programa após seis meses, não haverá qualquer cobrança”. No entanto, “as vantagens de contar com programas de fidelidade são inúmeras e permitem aos estabelecimentos terem um freguês assíduo, em vez de clientes que pontualmente comprem daquele local”, completa.

Iniciativas deste tipo permitem que os empresários desta área, a baixo custo, contem com os benefícios de um programa de fidelidade completo. “Ter o próprio marketplace de recompensas totalmente automatizado e conhecer hábitos específicos dos clientes é uma vantagem importante neste acirrado mercado”, conclui Frachia.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade