25.5 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Empreendimentos apostam no turismo de experiência no ES

Programa da Setur em parceria com o Sebrae vai capacitar 60 novos empreendimentos neste ano para aprimorar experiências oferecidas aos visitantes

Por Mariah Friedrich

O turismo de experiência vem ganhando cada vez mais força no Espírito Santo e para acompanhar a tendência desse setor a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) convocaram 60 empreendimentos para participar do projeto de Turismo de Experiência, que visa tornar os negócios mais atrativos para os visitantes por meio de consultorias especializadas.

- Continua após a publicidade -

Empreendimentos de diferentes segmentos, incluindo agroturismo, alimentos e bebidas, hospedagem, turismo de natureza e turismo étnico foram selecionados por meio de edital e terão a oportunidade de se aprimorar para atender às expectativas dos turistas que procuram por experiências genuínas e envolventes.

Aldeia Guaraní receberá consultoria para aperfeiçoar trabalho de etnoturismo e atrair mais visitantes - Foto: Divulgação
Aldeia guaraní receberá consultoria para aperfeiçoar etnoturismo e atrair mais visitantes – Foto: Divulgação

Um dos destinos selecionados neste ano foi a Aldeia Piraquê-Açu, que conserva suas tradições e oferece a oportunidade de vivenciar o etnoturismo a partir de roteiros com atividades que permitem entender melhor o modo de vida dos povos originários e se conectar com a natureza.

Cercado pela Mata Atlântica nativa preservada pelos Guarani, o lugar possui uma aldeia temática construída para ser cenário de um filme em 2009, trilhas ecológicas, e diversas opções de atividades como passeio de barco e banho de rio, apresentação de Coral Guaraní, rodas de conversa, pintura corporal e venda de artesanatos.

O Cacique Pedro destacou o interesse da comunidade em participar do programa com objetivo de fortalecer a oferta turística e proporcionar uma estadia ainda mais agradável e enriquecedora para quem deseja conhecer e vivenciar a cultura Guaraní.

Roteiros turísticos na aldeia guaraní incluem trilhas ecológicas, passeio de barco e banho de rio - Foto: Divulgação
Roteiros turísticos incluem trilhas ecológicas, passeio de barco e banho de rio – Foto: Divulgação

“Decidimos nos inscrever para mostrarmos nossa cultura, aprimorar o marketing, desenvolver materiais de divulgação e também sermos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Em breve teremos novidades, como os Chalés para hospedagem, que já estão estruturados e falta terminar apenas alguns detalhes”, compartilha o representante da aldeia Guaraní.

Os passeios acontecem de terça a sábado, 9h30 às 16h30 e devem ser agendados em caso de grupos menores de 15 pessoas, pelo telefone 27 996512514, por onde é possível obter mais informações sobre as opções de roteiro e valores.

A seleção dos empreendimentos foi realizada por uma comissão composta por membros do Sebrae e da Setur, levando em consideração critérios como localização, tempo de existência, período de funcionamento e presença nas redes sociais.

Empreendimentos apostam no turismo de experiência no ES
San Pietro – Foto: Edson Correa

Outro negócio selecionado para ser atendido pelo programa neste ano é o restaurante e café San Pietro Vila Parque, que oferece uma experiência pitoresca em um cenário charmoso inspirado nas vilas europeias, onde o jardim é o grande protagonista (e as refeições são servidas no local).

A gerente do estabelecimento, Maria Eduarda Mengal, expressou entusiasmo em participar da atividade e em oferecer experiências cada vez mais completas e memoráveis para os visitantes. “Esperamos que o cliente possa vir à San Pietro e ter uma experiência que vá além da gastronomia. Queremos melhorar nosso desempenho, aprender mais sobre como proporcionar isso e impulsionar o turismo”, afirma Maria Eduarda.

De acordo com a Setur, a expectativa é de que 180 empreendimentos passem pela consultoria até 2026. A secretaria informou que o Projeto Turismo de Experiência faz parte do Planejamento Estratégico do Governo do Estado e já apresenta resultados positivos, com 118 empreendimentos atendidos entre 2021 e 2023.

Na região serrana do Estado, o Bioparque Das Aves, é um dos locais que já foram contemplados pela iniciativa. O empreendimento familiar situado em Domingos Martins
oferece experiências junto à natureza, apresentando diversas espécies de aves silvestres e exóticas, além de outros animais, além de opções gastronômicas, tirolesa, pesca, pedalinho, e serviços de hospedagem.

Empreendimentos apostam no turismo de experiência no ESA proprietária Maria Antonia Salomão Moura afirma que a consultoria foi de grande ajuda. “Ela te norteia e dá a clareza do que vêm pela frente. Nós procuramos sempre nos atualizar e participar de projetos que nos levam a conhecer melhor o nosso cliente. Hoje podemos dizer que o bioparque das Aves é um turismo de experiência”, destacou.

O BioParque funciona às sextas, de 11h às 18h, e nos sábados e domingos, de 9h30 às 18h. Durante os feriado, o lugar abre em horários especiais, divulgados nas redes sociais do BioParque das Aves. Os ingressos custam a partir de R$15,00 (meia).

Empreendimentos apostam no turismo de experiência no ES
Apiário Fiorin – Foto: Divulgação

Ainda em Domingos Martins, no distrito de Pedra Azul, o Apiário Florin é outro empreendimento que passou pela capacitação e trabalha proporcionando aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a importância e produção das abelhas com o apicultor Arno Wieringa, visitar as colmeias, se conectar com a natureza e experimentar produtos locais na loja de agroturismo.

O proprietário Arno Wieringa relatou que o curso focou na organização e oferta das atividades, bem como na precificação, divulgação e profissionalização do negócio.

“Muitos produtores ainda têm dificuldade com isso, então a troca de ideias sobre como fazer isso de uma forma mais profissional com consultores e empresariado foi muito enriquecedora e também estimula o associativismo e fortalecimento dos laços”, afirma Arno. Os passeios ao apiário são agendados pelo WhatsApp (27) 99768-3521, com adiantamento de 50% do valor.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA