24.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Em média 30 jubartes são avistadas por passeio turístico

Para pesquisadora, baleias estão mais à vontade com a presença humana e por isso é mais fácil avistá-las 

Por Rafael Goulart

A temporada das jubartes em águas capixabas está diferente este ano. Além do aumento no número de indivíduos nadando pela costa do Espírito Santo, o comportamento das baleias também mudou: estão mais curiosas com a presença humana.

- Continua após a publicidade -

Essa mudança segue uma tendência que os pesquisadores têm observado há anos, ao menos desde o início das pesquisas de observação.

De acordo com Bruna Rezende, bióloga e coordenadora do Projeto Amigos da Jubarte, cada passeio – turístico ou de pesquisa – consegue avistar em média 30 jubartes. 

“As baleias esse ano estão cada vez mais próximas, na quinta-feira (27) saímos com o turismo e teve um barco que nem precisou chegar distante da costa para avistar as baleias”, contou Rezende.

Para a pesquisadora, esse comportamento demonstra que esses animais estão cada vez mais à vontade com a presença humana, que também desperta curiosidade nos cetáceos.

“Elas estão se acostumando com as embarcações e estão muito curiosas, por isso fazem o spy-hopping bem perto das embarcações”, relatou.

O spy-hopping é quando a baleia projeta até o olho para fora d’água para poder observar o que está na superfície. É um comportamento muito comum em diversas espécies de baleias, só sendo recorrente quando elas se sentem seguras.

Para a surpresa de Rezende e do grupo de pesquisadores do Amigos da Jubarte, em um passeio de pesquisa, um grupo de sete jubartes mudaram o curso ao avistarem a embarcação. “Elas fizeram uma curva na rota deles e vieram para perto do barco ver o que era”, afirmou.

Turismo

Além de produzir pesquisas cientificas, os Amigos da Jubarte também monitoram os cruzeiros turísticos realizados entre julho e outubro no Espirito Santo para garantir o cumprimento das legislações vigentes, com a presença de um biólogo/oceanógrafo a bordo das embarcações reforçando mensagens de boas práticas para o avistamento das baleias e transmitindo informações ecológicas com o objetivo de sensibilizar os participantes a bordo quanto à importância da conservação de todo o ambiente marinho.

Para agendar o passeio com uma agência parceira habilitada, basta acessar o site: www.queroverbaleia.com

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA