22.1 C
Vitória
sábado, 7 DE setembro DE 2024

Eleições 2024: Pazolini lidera com folga pesquisa em Vitória

Atual prefeito Lorenzo Pazolini têm preferência dos eleitores da capital em cenário espontâneo e estimulado

Por Robson Maia

Um novo levantamento divulgado nesta segunda-feira (1) aponta o favoritismo do atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), na corrida eleitoral para o Executivo da Capital. O gestor lidera em todos os cenários, tanto em pesquisas espontâneas (em que os eleitores indicam seus candidatos sem receberem indicações) ou estimuladas (em que é indicado aos eleitores os candidatos).

- Continua após a publicidade -

A pesquisa foi realizada pela Futura no projeto 100% Cidades e divulgada pelo site Folha Vitória. O atual gestor mantém a vantagem em relação aos demais candidatos, chegando a ampliar a diferença em relação ao segundo colocado, o deputado estadual e ex-prefeito João Coser (PT).

No total, 40,2% dos eleitores entrevistados apontaram que, caso as eleições fossem hoje, votariam em Pazolini. Coser aparece em segundo, com 10,6% das intenções de voto. Completam a lista no cenário espontâneo Luiz Paulo (PSDB), com 2,2%, Camila Valadão (Psol), com 2,1%, Capitão Assumção (PL), com 1,1%, e a atual vice-prefeita Capitã Estéfane (Podemos), com 0,7%.

Aproximadamente 0,8% dos entrevistados mencionaram outros candidatos que não somam 1% e não foram elencados nos cenários estimulados.

Ninguém, branco e nulo totalizam 2,9%. Não sabe, não respondeu ou está indeciso somam 39,3%.

Já no cenário estimulado foram apresentados os sete nomes envolvidos na disputa até então, já incluindo a pré-candidatura recém-anunciada de Du Kawasaki (Avante). Pazolini amplia a liderança, com 47,6% das intenções de voto. Coser foi citado por 20,0% dos eleitores, enquanto Valadão aparece com 9,1%. Assumção foi citado por 6,9%, enquanto Luiz Paulo tem a preferência de 5,4%. Estéfane é citada por 2,4%, enquanto Du Kawasaki obteve 0,5% da intenção de voto.

Ninguém, branco e nulo somam 2,7%. Cerca de 5,5% dos entrevistados não responderam, disseram estar indecisos ou não sabem em quem votar.

Em um cenário sem Capitã Estéfane e Du Kawasaki, Pazolini teria 42,3%, com Coser aparecendo com 19,6%, seguido por Valadão com 11,6%. Luiz Paulo contabiliza 9,9% e Capitão Assumção com 8,7%. 

Ninguém, branco e nulo somam 2,7%. Não sabe, não respondeu ou indeciso totaliza 5,1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de junho e ouviu 600 eleitores da capital por telefone assistido por computador. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04235/2024.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA