25.9 C
Vitória
terça-feira, 29 DE abril DE 2025

Eleições em Presidente Kennedy: o que se sabe?

Município de Presidente Kennedy aguarda recurso de Dorlei Fontão para convocação ou não de Eleições Suplementares

Por Robson Maia

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de indeferir o recurso do candidato Dorlei Fontão, do PSB, eleito para a prefeitura de Presidente Kennedy, o município da Região Sul capixaba vive a expectativa da definição se ocorrerá ou não um novo pleito eleitoral pelo Executivo. Atualmente, o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Feliciano de Oliveira, conhecido como Júnior de Gromogol, vem ocupando o cargo de prefeito interino.

Vale ressaltar que Dorlei recorreu da decisão do TSE, proferida pelo ministro Nunes Marques. Dorlei foi eleito em outubro para um novo mandato Presidente Kennedy, contudo, no entendimento da Justiça Eleitoral, tal ação configura como um terceiro mandato consecutivo, o que é vetado pela Lei eleitoral.

Na defesa apresentada pelo atual prefeito, é apontado que o primeiro mandato não deveria ser contabilizado, configurando como um mandato independente. Na ocasião, Dorlei ocupava o cargo de vice-prefeito, assumindo a Prefeitura após decisão da Justiça de afastar a então prefeita, Amanda Quinta, por irregularidades no mandato.

Na decisão inicial do TSE, ainda em dezembro do último ano, Nunes Marques reforçou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e afirmou que a causa do impedimento de Dorlei Fontão é tida como legítima, visto que houve “a substituição da titular da chefia do Poder Executivo Municipal, em virtude do afastamento por decisão judicial, em período superior a 1 (um) ano, compreendido no prazo de 6 (seis) meses anteriores ao pleito”.

O magistrado apontou ainda que o prefeito, ao longo do exercício de 2019 “tomou decisões administrativas importantes, como a nomeação de servidores e a implementação de políticas públicas, caracterizando a prática efetiva de atos de governo”, o que comprova que Dorlei atuou como chefe do Executivo municipal de Presidente Kennedy.

Eleições em Presidente Kennedy: o que se sabe?
Prefeito eleito de Presidente Kennedy teve recurso negado – Foto: Reprodução

Desde então, o presidente do Legislativo municipal, Junior de Gromogol, é quem vem comandando a Prefeitura de Presidente Kennedy. O prefeito interino declarou ainda que será candidato caso ocorra uma Eleição Suplementar no município.

Júnior de Gromogol anuncia pré-candidatura a prefeito de Presidente Kennedy
Júnior de Gromogol anunciou pré-candidatura a prefeito de Presidente Kennedy em caso de Eleições Suplementares – Foto: Divulgação

Quem também pode aparecer na disputa, em caso de um novo pleito, é o ex-prefeito Reginaldo Quinta. Em 2024, ele chegou a ser pré-candidato na disputa, mas teve a candidatura indeferida após não apresentar a quitação eleitoral, resultado de uma condenação ainda em outubro de 2019 à inelegibilidade de três anos, por improbidade administrativa.

Eleições em Presidente Kennedy: o que se sabe?
Reginaldo Quinta deve figurar no pleito em caso de nova disputa para prefeito de Presidente Kennedy

A ação que levou a inelegibilidade de Quinta cita a participação em um esquema de corrupção envolvendo a Associação Montanhas Capixabas Turismo e Eventos, ainda quando chefiava o Executivo de Presidente Kennedy. A defesa de Quinta defende que o período já tinha transcorrido, inclusive porque se limitava aos períodos eleitorais.

LEIA MAIS
Prisão de Collor revela instabilidade das instituições democráticas? Prisão de Collor revela instabilidade das instituições democráticas? - Ex-presidente Fernando Collor teve prisão determinada pelo STF; Analista consultado pela ES Brasil comenta o caso
Malta cobra CFM após Bolsonaro ser intimado na UTI Malta cobra CFM após Bolsonaro ser intimado na UTI - Senador capixaba enviou ofício ao presidente do Conselho Federal de Medicina após ex-presidente ser intimado pelo STF na UTI

O TRE-ES, ao indeferir a candidatura, apontou que o prazo de contagem da inelegibilidade de Quinta ficou suspenso de 24 de setembro de 2020 a 24 de outubro de 2023, devido a liminares concedidas em favor do ex-prefeito. Na decisão do juiz Miguel Maria Ruggieri Balaz e do desembargador Júlio Cesar Costa de Oliveira o período imputado ainda não teria sido cumprido. Contudo, para uma eventual nova disputa, Quinta alega já ter obtido a quitação eleitoral.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA