Ex-prefeito desiste da disputa e Justiça barra “terceiro” mandato de atual gestor; Veja atual cenário em Presidente Kennedy
Por Robson Maia
A corrida eleitoral pela Prefeitura do município de Presidente Kennedy, na Região Sul do Espírito Santo, tem passado por reviravoltas. É que a disputa, que antes possuía três candidatos, vive um cenário de indefinição de candidatos após decisões de parlamentares e da Justiça Eleitoral.
Até a última semana, estavam envolvidos no pleito pelo Executivo Brunão do Povo (Avante), Dorlei Fontão (PSB) e Reginaldo Quinta (PSD). Contudo, os dois últimos estão, atualmente, fora do jogo.
Fontão, que é o atual prefeito de Presidente Keneddy, aguarda julgamento após a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura na última semana. A decisão se dá em função do parlamentar tentar o terceiro mandato consecutivo à frente do Executivo, o que é vetado. Em 2019, Fontão, então vice-prefeito, assumiu a vaga de Amanda Quinta. Em 2020, foi eleito para à prefeitura. A defesa argumenta que Fontão só teria se candidatado para o cargo uma única vez.
Já a situação de Reginaldo Quinta está definida. O ex-prefeito já renunciou à candidatura depois de ter sido barrado pela Justiça e o seu ex-vice Aluizio Corrêa (União Brasil) já foi escolhido como “substituto”, aguardando apenas o deferimento da Justiça Eleitoral.
Assim, dentre os nomes envolvidos na disputa, apenas Brunão do Povo segue na disputa pelo Executivo.
O município de Presidente Kennedy possui, atualmente, um eleitorado registrado de 13.290 pessoas, sendo 6.539 homens e 6.751 mulheres.