21.3 C
Vitória
domingo, 23 janeiro, 2022

Edição 195

 

 

Saiu a nova ES Brasil 195!

Trabalhar em casa, sentado no sofá e de hobby, ou no escritório de terno e gravata? Afinal, qual é o futuro do home office? Será que essa modalidade de trabalho remoto chegou para ficar? Segundo o Ipea, em novembro de 2020, sete milhões de brasileiros seguiam trabalhando remotamente e concentraram 17,4% do total de rendimentos do trabalho, cerca de R$32 bilhões, segundo o Ipea.

De acordo com o instituto, as mulheres, de cor branca, com idade entre 30 e 39 anos e curso superior vem liderando esse novo mercado.
Para responder a essas e outras perguntas, a ES Brasil ouviu Katia Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Espírito Santo (ABRH-ES) que apontou vantagens e possibilidades para o home office, além de representantes de diversos setores do mercado. Ouviu também profissionais, que estão divididos. Vale a pena a leitura!

Falando em trabalho, como equilibrar a equação desemprego e qualificação? Vagas existem, mas em muitos casos faltam profissionais qualificados. Nesta edição, dois economistas fazem um panorama do mercado de trabalho e ajudam a reconhecer e aproveitar as oportunidades.

E se falta qualificação, falta trabalho, falta dinheiro. Ao todo, 74% das famílias brasileiras estão endividadas. Por isso, reunimos dez dicas para sair do endividamento. Identificar a situação que gerou a dívida, é uma elas.

Mas se falta dinheiro ali, tem dinheiro aqui. O Governo do Estado anunciou um investimento de R$53,9 milhões no município de Santa Maria de Jetibá. O montante tem diversas finalidades, como a construção da Rodovia ES-368, que vai ligar Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.

Falando em investimentos, o Senado aprovou o projeto BR do Mar. A proposta possibilita ganho com a cabotagem. A pauta é interessante para o Espírito Santo por causa de sua vocação logística. E já que o assunto é mobilidade, a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, começou a ganhar forma em novembro deste ano. A previsão é que ciclovia fique pronta até 2023.

Neste mês, nossos articulistas falam sobre sustentabilidade, inflação e sobre a retomada do “orgulho de ser capixaba”. No Endereço da História, a ES Brasil faz um resgate da vida de Joaquim Pessanha Póvoa, que deu nome a uma rua do bairro Caratoíra, em Vitória. Escritor, poeta, advogado, político, professor parlamentar, Póvoa destacou-se na história do estado.

Na coluna Divirta-se, listamos várias opções de lazer longe das aglomerações, em circuitos de agroturismo da Grande Vitória. De pedalinhos a trem Maria Fumaça, não faltam possibilidades para quem quer se divertir com mais segurança em razão da pandemia de Covid-19. Em gastronomia, a ES Brasil traz uma lista de locais que servem opções veganas, vegetarianas, sem lactose e sem glúten. Tudo para você cuidar mais da sua saúde.

E para o ano que vem, quais são os seus planos? Fizemos uma enquete para conhecer os planos dos capixabas para 2022 e as respostas foram surpreendentes. Vale a pena se inspirar!

Boa leitura!

Mais ES Brasil Digital

Continua após a publicidade
Continua após publicidade

Fique por dentro

Continua após publicidade