22.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Ecos de 2023: os fatos e eventos que marcaram o Espírito Santo

Diversidade cultural e dinamismo caracterizaram ano dos capixabas

Por Mariah Friedrich

Ao longo de 2023 o Espírito Santo foi palco de uma ampla gama de eventos que espelharam a riqueza cultural, religiosa e artística do povo capixaba. Cada encontro,
à sua maneira evidenciou a vitalidade e a coesão da comunidade local. Desde manifestações culturais profundamente enraizadas até expressões artísticas contemporâneas, o ano foi marcado por uma jornada multifacetada. Confira a seguir alguns dos principais momentos.

- Continua após a publicidade -
MUG se destaca no Sambão do Povo e leva o título do Carnaval de Vitória 2023. Foto: Thiago Soares
MUG se destaca no Sambão do Povo e leva o título do Carnaval de Vitória 2023. Foto: Thiago Soares

Carnaval de Vitória 2023

O Carnaval transformou o Sambão do Povo em um espetáculo vibrante, com desfiles que ocorreram de 10 a 12 de fevereiro. Diferentemente das edições anteriores, que viam a folia ocorrer de quinta a sábado, as agremiações trouxeram suas cores e animação à avenida de
sexta a domingo.

A grande estrela do evento foi a Mocidade Unida da Glória (MUG), campeã do Grupo Especial, que conquistou seu 8.º título na elite, quebrando um hiato de cinco anos sem vitória. O enredo “A caminho das terras do sol poente” homenageou a cidade de Colatina, conhecida como “a princesinha do norte”. Destaque também para a Pega no Samba, que celebrou a cultura das periferias e garantiu a vitória no Grupo A e a ascensão ao Grupo Especial no próximo ano.

Mostra Leonardo da Vinci

Com cerca de 1.000 m² e nove áreas expositivas,
a mostra “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci” proporcionou aos capixabas uma inédita experiência. Os visitantes puderam explorar as invenções, experimentos e criações artísticas de Da Vinci por meio de recursos tecnológicos de ponta, objetos, painéis e ambientes audiovisuais. Realizada na Cidade da Inovação do Ifes, em Jardim da Penha, Vitória, promovida e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, a exposição esteve aberta ao público de 8 de março a 30 de abril, com entrada franca.

Uma animação sobre a vida de Da Vinci, exibida em uma sala de projeções, integrava técnicas modernas de computação gráfica com as obras do artista. E em outro ambiente da exposição os visitantes puderam se divertir com imagens das invenções de Da Vinci,
como um protótipo de helicóptero e um carro a manivela, através do recurso de realidade aumentada.

Passos de Anchieta

Na 24ª edição da Caminhada Passos de Anchieta, católicos do Espírito Santo e de todo o Brasil participaram, de 8 a 11 de abril, de uma jornada de fé e devoção seguindo os passos do padre José de Anchieta, explorando as belezas naturais da região e visitando o Santuário Nacional de São José de Anchieta, onde ocorreu uma missa de acolhida.

O trajeto total de 100 km conecta a capital Vitória ao Santuário Nacional em Anchieta, e tem como ponto culminante a chegada à escadaria que conduz ao santuário: uma construção histórica de 1597, erguida pelo beato com auxílio dos índios tupis.
O evento é o quarto desse tipo no mundo, ao lado dos prestigiados caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, à trilha da Terra Santa, em Jerusalém, e à caminhada de Roma, na Itália.

Terço Gigante celebra 25 anos de Festa da Penha entre palmeiras existentes à frente do Convento. Foto: Divulgação
Terço Gigante celebra 25 anos de Festa da Penha entre palmeiras existentes à frente do Convento. Foto: Divulgação

453ª Festa da Penha

Assim como nos anos anteriores a Festa da Penha 2023 levou milhares de fiéis ao Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, entre os dias 12 e 17 de abril. Nesse período foram celebradas 48 missas na Capela e no Campinho do Convento da Penha, além de sete romarias: dos homens, das mulheres, dos militares, das pessoas com deficiência, dos conguistas, dos ciclistas, dos adolescentes, das dioceses e a remaria.

A celebração em homenagem à padroeira do Espírito Santo, reconhecida como patrimônio imaterial, cultural, religioso e turístico do município de Vila Velha, é o principal evento religioso do Espírito Santo e um dos maiores do país, tendo grande importância na identidade e cultura da população capixaba.

O tradicional terço gigante completou 25 anos de tradição e foi erguido nas palmeiras em frente ao templo. A peça, de quase 20 metros de comprimento e cerca de 50kg, foi confeccionada em tons prata para celebrar as “bodas de prata” do terço.

Festa de São Pedro

Em homenagem ao padroeiro dos pescadores, a Festa de São Pedro é uma das mais populares celebrações religiosas da Grande Vitória. A data, 29 de junho, é feriado no município da Serra, onde acontecem as principais festividades.

Com mais de 150 anos de tradição e devoção ao padroeiro, as celebrações na Serra transcorreram entre 11 de junho e 3 de julho, reunindo centenas de fiéis e visitantes na igreja de São Pedro e no pátio do templo, em Castelândia, com missas, shows, corridas, procissões e a emblemática fincada do mastro, seguida de um espetáculo pirotécnico.

Em Vitória, a festa ocorreu entre os dias 30 de junho e 2 de julho e foi marcada por uma série de eventos emocionantes, com destaque para a tradicional procissão marítima: uma alegre jornada em que barcos de pesca e outras embarcações da cidade navegam enfeitados desde as instalações da Marinha, na Enseada do Suá, até o Centro de Vitória, levando as imagens de São Pedro e de Nossa Senhora dos Navegantes em um percurso de ida e volta pela beira mar.

Nem a chuva fina conseguiu desanimar os 16 mil foliões que se divertiram no Vital 2023. Foto: Reprodução
Nem a chuva fina conseguiu desanimar os 16 mil foliões que se divertiram no Vital 2023. Foto: Reprodução

Vital

Um dos maiores carnavais fora de época do Brasil, o Vital 2023 reuniu mais de 16 mil foliões no Sambão do Povo nos dias 15 e 16 de setembro e trouxe mais de 20 atrações musicais que se apresentaram durante os dois dias de muita diversão e axé.

A garoa fina logo no primeiro dia não desanimou o público, que aproveitou a festa até o último instante. Banda Eva, Bell Marques e Léo Santana conduziram multidões atrás do trio elétrico no Bloco do Vital. Além disso, seis camarotes trouxeram shows exclusivos de outros artistas nacionais.

A segunda edição da folia após 16 anos de hiato confirmou que o Vital voltou com força total para ficar no calendário de Vitória e no coração de muita gente.

Festival Nacional de Teatro

A 19ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) apresentou uma programação diversificada para artistas, técnicos, trabalhadores da arte e o público em geral. Entre os dias 13 e 21 de outubro ocorreram apresentações gratuitas em diferentes locais da cidade, incluindo o Teatro Universitário UFES, o Palácio da Cultura Sônia Cabral e a Estação Cidadania Cultura. Um dos destaques foi a comédia dramática “O pai”, que abriu a programação, com o ator Fulvio Stefanini no papel principal.

Casacor

Após uma pausa forçada pela pandemia, a Casacor ES retornou em sua 27ª edição, entre os dias 4 de outubro e 29 de novembro, apresentando um novo olhar sobre o conceito de moradia. A mostra voltou ao Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, com 29 ambientes criados por profissionais de arquitetura, decoração, design de interiores e paisagismo.

O evento deste ano trouxe uma reinterpretação do conceito de morar, considerando as transformações que o mundo enfrentou nos últimos anos. A partir da ideia de “Corpo e Morada”, a exposição apresentou a casa como uma extensão natural do indivíduo e de sua conexão com o mundo exterior, trazendo espaços integrados que substituem as divisões rígidas das casas convencionais.

Cow Parade

Vitória e Vila Velha foram palco da CowParade Brasil, o maior evento de arte urbana do mundo, em sua 14ª edição no Brasil, estreando com sucesso no Espírito Santo. Entre 14 de setembro e 15 de outubro, esculturas de vacas receberam pinturas de vários artistas locais e assim coloridas tomaram as ruas de Vitória e Vila Velha, depois sendo exibidas no Shopping Vitória, até 31 de outubro, e em seguida leiloadas. O leilão das esculturas, em 9 de novembro, destinou R$ 200 mil para ações beneficentes, destacando o poder transformador da arte.

Corridas de rua

As corridas de rua reuniram multidões na Grande Vitória, seja com o objetivo de obter saúde, competir ou apenas se divertir, como na Corrida das Cores, realizada logo nos primeiros meses de 2023, em abril. Para alegria dos participantes, o evento retornou à Orla de Camburi após três anos de hiato em função da pandemia. A cada quilômetro percorrido os corredores recebem rajadas de pó de diversas cores, terminando o percurso de 5km
literalmente multicoloridos.

A Corrida das Cores, é inspirada no “Holi” ou Festival das Cores e aconteceu pela primeira vez em outubro de 2012, em Vitória, com sua última edição em 2019. Ao longo desses anos, já divertiu mais de 70 mil pessoas por todo o país.

E em setembro mais de 13 mil participantes, entre atletas profissionais e amadores, marcaram presença na 32ª edição das Dez Milhas Garoto, uma das mais tradicionais provas de rua do Brasil. Altobeli Santos da Silva, representando o Brasil, e Scholastica Japkemboi, do Quênia, conquistaram o topo do pódio, celebrando suas vitórias.

Por fim, em novembro a maior “night run” do Espírito Santo, a Corrida das Luzes, movimentou Vila Velha e Vitória em sua 10ª edição. Em um percurso de 7 km, iniciado na Prainha, em Vila Velha, mais de 2,8 mil corredores atravessaram a icônica Terceira Ponte e alcançaram a chegada, na praça em frente ao Tribunal de Justiça do Estado, na Enseada do Suá.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA