24.4 C
Vitória
segunda-feira, 16 DE setembro DE 2024

Economistas ampliam áreas de atuação profissional

Tecnologia da informação, inteligência artificial, inovação e meio ambiente ampliam mercado de trabalho para os profissionais de Ciências Econômicas

Por Kikina Sessa

Criada e reconhecida em 13 de agosto de 1951, pelo então presidente Getúlio Vargas, a profissão de economista vem conquistando novos mercados e não apenas o da  área financeira. As Ciências Econômicas discutem modelos de desenvolvimento econômico nas suas mais variadas dimensões, tanto no setor privado quanto no público.

- Continua após a publicidade -

No Espírito Santo há quatro faculdades que formam economistas: a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a UVV, Fucape e o Ifes de Cariacica, o único Instituto Federal do país a oferecer essa graduação. 

Nesta quarta-feira (13), data em que se comemora o Dia do Economista, o presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), Claudeci Pereira Neto reforça a importância desse profissional para a sociedade. “Os economistas trabalham, no setor público ou privado, com problemas reais como inflação, desemprego, pobreza, concentração de riqueza, melhor oferta de bens e serviços. Não adianta se debruçar somente em projeções de variáveis para tomar as decisões econômicas, se não se consegue enxergar o lado real: os problemas que afligem a população”.

Segundo o economista, “o afastamento dessa tecnocracia, que toma decisões somente em projeções e segue uma cartilha unificada e dogmática, nos aproximará das dificuldades das pessoas e fará com que nossas práticas e decisões sejam assertivas e propiciem resultados econômicos para nossos desafios”.

LEIA MAIS
boeltim_focus_bc_pib_dívida Previsão de déficit em relação ao PIB em 2024 segue em 0,60% - A mediana do Focus para o déficit primário de 2025 continuou em 0,75% do PIB, fora do intervalo da meta do ano que vem
monitos_pib_fgv_julho Monitor do PIB da FGV aponta retração de 0,1% em julho - Apesar da diminuição antes ao mês anterior, a pesquisa revela que o PIB cresceu 5,4% em julho de 2024 na comparação com 2023

O Conselho Regional de Economia existe desde 1975 no Estado e tem como principal objetivo a fiscalização da profissão. Todos os profissionais que trabalham na área de economia e finanças devem ser economistas. “É uma garantia para a sociedade que os profissionais sejam realmente bacharéis em Ciências Econômicas”, afirma Claudeci.

Para comemorar a data, acontece nesta quarta-feira (13) uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa. O evento foi proposto pelo deputado estadual Thiago Hoffmann, que é economista. As comemorações prosseguem nesta quinta (14) com a festa de premiação da 29º edição do Prêmio de Economia. 

No Estado, são 1.000 economistas registrados no Conselho. O Corecon faz um trabalho de fortalecimento da atuação profissional com ações como palestras em escolas.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA