31.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro, 2021

Economista avalia aquecimento no mercado imobiliario

Por Leticia Vieira 

Passar tanto tempo dentro de casa fez com que as pessoas olhassem de forma diferente para ela. Pequenos defeitos na parede começaram a incomodar, notou-se que faltam armários ou a mesa de jantar não atende mais a família. Com todo esse movimento, notou-se também um aquecimento no mercado de pequenos reparos.

A ES Brasil entrevistou o economista Vaner Corrêa Simões Júnior, para entender o impacto desse pequeno movimento na economia além de trazer também a pauta de discussão o aumento na compra e venda de imóveis. Seja por juros atrativos, seja por necessidade de se desfazer de um bem para levantar capital.

Pequenos reparos se tornaram necessários e mais frequentes. Isso ajudou a movimentar a microeconomia. Qual a importância dessa movimentação no mercado?

A crise pandêmica que se instalou, basicamente, a partir de 03/2020, pôs em xeque muitos valores, tanto no tecido social quanto no econômico. O exemplo clássico é o conceito de tempo quantitativo e qualitativo.

Os desgastes que aconteceram nas relações por terem sido obrigadas a passar tanto tempo em reclusão, demonstraram cabalmente que o conceito de tempo quantitativo é inócuo e não consegue ser liga para os relacionamentos. Nunca houve tanta separação de casais como agora, talvez só em tempos de guerra tenham acontecido tanto distúrbios entre os casais.

Quem sobreviveu a esta hecatombe voltou seus olhos e energia para fazer os reparos em seu ambiente caseiro, que foi uma forma de muita gente se tratar, psiquicamente, através da laborterapia.

Ao mesmo tempo que encontraram nos reparos caseiros uma forma ocupacional, houve um início de aquecimento no tecido microeconômico em função da compra e venda de serviços e pequenos materiais.

Existe de fato uma percepção, pelos especialistas, de que o mercado de compra e venda de imóveis se manteve aquecido na pandemia?

Sim. Com a queda da Selic, hoje em 2% ao ano, propiciou ao setor imobiliário comprar e vender mais, sobremodo quando se faz pelo sistema garantia real, através do SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário, utilizando alienação fiduciária.

A queda da taxa natural de juros, normalmente, sempre é fator de aquecimento da economia.

Quais os principais fatores para essa comprovação?

A queda da taxa de juros básica a nível de 2% ao ano é fator determinante, pois, boa parte dos recursos que financiam a aquisição do imóvel próprio são oriundos do SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo; são as famosas “operações passivas” que os bancos fazem na poupança.

Eles captam lá a “TR + 70% da Selic” e emprestam, as famosas “operações ativas”, a “TR + 7% ao ano”, ou seja, eles captam a 70% de 2% ao ano, que é igual a 1,4% ao ano, e estão emprestando ainda na casa dos 7% ao ano.

A tendência é que a taxa de empréstimo caia bem mais, isto indubitavelmente é um fator determinante.

Qual a importância disso para a economia nesse momento em que já se discute a retomada dela?

Esta crise da pandemia foi bem diferente da crise macroeconômica de 1929 e da crise setorial-imobiliária de 2008. Esta crise foi uma paralisia generalizada da economia mundial, mais ou menos, como se comprimíssemos uma mola de vez.

Então, temos que descomprimir a mola, não pode ser de vez, tem que ser “pari-passu”, portanto, não se pode ficar pensando em pós-pandemia, mas no durante a pandemia. Então, toda movimentação, por menor que seja, será um degrau para recuperação futura e que afetará os agregados macroeconômicos. Atualmente, o Estado tem sido assistente social, mas vai chegar um momento em que passará a ser estimulador da retomada.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Claudia Laet: Os pais podem estimular o desenvolvimento das crianças

Pedagoga especialista em transtornos infantis dá dicas simples do que os pais podem fazer na rotina de casa que contribuem para o desenvolvimento e aprendizado das crianças

José Carlos Rizk Filho

A pandemia de Covid-19 mudou a vida das pessoas, inclusive a rotina de trabalho de diversos setores. Para acompanhar todas essas mudanças e as necessidades advindas das transformações sociais, o direito também precisou se adaptar

Retrospectiva 2020: ES Brasil entrevista Renato Casagrande

Governador do Espírito Santo faz avaliação de 2020 e fala sobre expectativas para o próximo ano

Paulo Mendes Peçanha: A covid-19 continua, o caminho é a prevenção

A ES Brasil entrevistou o especialista Marcelo Vitorino, professor e consultor de marketing político com mais de 20 anos de experiência em campanhas eleitorais de todos

Marcelo Vitorino – Eleições: O que fazer e o que não fazer

A ES Brasil entrevistou o especialista Marcelo Vitorino, professor e consultor de marketing político com mais de 20 anos de experiência em campanhas eleitorais de todos

Direito dos empregados em caso de falência da empresa

Já se passaram 5 meses desde o início do decreto de isolamento social no Espírito Santo decorrente da pandemia provocada pelo COVID-19. Nesse período...

ES Brasil Digital

ESBrasil-185
Continua após publicidade

Fique por dentro

Confiança da construção cai 0,5 ponto em fevereiro, revela FGV

O índice havia recuado 1,4 ponto. Considerando as médias móveis trimestrais, houve recuo de 0,6 ponto em fevereiro.

Brumadinho/Vale: Marco Aurélio nega pedido de partidos

Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido apresentado por movimentos de apoio aos atingidos por rompimento de barragens Por Paulo Roberto Netto (AE) O ministro Marco Aurélio...

Bolsonaro diz que há muita coisa errada na Petrobras e que Silva e Luna arrumará

O chefe do Executivo afirmou que o "novo presidente", o seu indicado para a presidência da empresa, general Joaquim Silva e Luna, irá dar...

INSS suspende obrigação de prova de vida por mais 2 meses e amplia prova digital

O governo também anunciou nesta terça a expansão do uso da prova de vida por biometria facial

Vida Capixaba

Os pães internacionais queridinhos dos capixabas

Do pão sírio a baguete, do pão francês ao croissant, está na moda se deliciar com receitas de pães internacionais

Projeto colorido e no estilo montessoriano abriga todos os sonhos de criança

Um projeto de dormitório de criança necessita de uma estrutura adequada para acompanhar todas as suas fases

Campanha Fiscal Consumidor também beneficia o interior do Estado

A medida favorece quem encontrar produto vencido nas prateleiras dos supermercados participantes

Programa Brasil Mais para reduzir custos e aumentar a produtividade das indústrias capixabas

No Espírito Santo, a meta é atender 2.100 empresas, prioritariamente do setor de comércio e serviço, até outubro de 2022 A competitividade da indústria passa...
Continua após publicidade