21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Dr. Coutinho: “Aracruz cresceu no ponto de vista social e econômico”

Prefeito de Aracruz aponta iniciativas que alavancaram o crescimento da cidade

Em três anos de mantado, o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, já conclui importantes obras que trouxeram mais qualidade de vida para os moradores da cidade, a exemplo da pavimentação de 100 quilômetros de vias, obras de macrodrenagem, saneamento básico, barragens, entre outras. Nesta entrevista, Dr. Coutinho destacou também a força econômica do município com a atração de grandes empreendimentos e também a criação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil. Aracruz caminha para ser uma grande referência no Brasil.

Aracruz apresenta grande potencial de crescimento. Nesse sentido, qual o peso dos investimentos que vem recebendo?
Aracruz cresceu no ponto de vista social e no desenvolvimento econômico. Obras importantes e esperadas há muitos anos pela população estão se concretizando. Na área de infraestrutura, por exemplo, foram 830 quilômetros de estradas patroladas e 100 quilômetros de vias pavimentadas. Além disso, são diversas obras e iniciativas que impulsionaram o crescimento e a qualidade de vida dos moradores. Aracruz implementou uma série de ações para fomentar o empreendedorismo e o progresso. A prefeitura tem se empenhado em atrair novos investimentos, resultando na chegada de novas empresas à cidade, trazendo mais empregos e renda para a população.

- Continua após a publicidade -

Acreditamos que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é um marco importante para a cidade. Quais medidas estão sendo tomadas para atrair empresas para esse novo espaço empresarial?
Nós temos uma expectativa muito positiva em relação à primeira ZPE privada do Brasil, que será gerida pelo grupo Imetame. Almejamos que ela integre todo o arranjo de comércio internacional do Espírito Santo, conectando-se aos nossos portos: Portocel, Porto da Imetame, Vports, entre outros. É relevante destacar que já existem empresas interessadas em conversações com a gestora privada da ZPE, e acreditamos que, no primeiro semestre do próximo ano, teremos notícias positivas e concretas sobre a instalação desses projetos.

Hoje, considerando os investimentos, o Executivo Estadual é o principal parceiro da prefeitura?
A cidade vem recebendo investimentos também do setor privado, mas o Governo do Estado é o principal parceiro de Aracruz.

Um exemplo crucial é o projeto de macrodrenagem na região da Grande Bela Vista. Em fase avançada de execução, esse é um projeto feito em parceria com a gestão estadual que visa a resgatar a condição de dignidade de 37 mil moradores.

É possível destacar outros avanços que melhoram a vida dos moradores?
Um destaque importante é a Estação de Tratamento de Esgoto Sul, que elevará o índice de cobertura de saneamento básico na sede de aproximadamente 33% para 93%. A barragem no distrito de Guaraná, já anunciada pelo Governo do Estado, e outras obras de infraestrutura em andamento na cidade são de extrema importância para o desenvolvimento de Aracruz. Além disso, destacam-se as melhorias nas redes de saúde e educação.

O que a gestão busca para os moradores de Aracruz em 2024?
Nós esperamos dar continuidade e concluir a maior parte dos projetos em andamento no município. Consolidar Aracruz como um excelente destino de investimentos, uma cidade que acolhe bem os investidores, oferece um ambiente de negócios positivo e saudável, além de prestar serviços públicos de qualidade, especialmente nas áreas de educação e saúde.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA