27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Messias Donato sugere “PEC da Independência” para barrar interferências do STF

Batizada de PEC da Independência, proposta visa combater o ativismo judicial, segundo Donato

Por Robson Maia

O deputado federal capixaba Messias Donato (Republicanos-ES) vai apresentar, nos próximos dias, uma PEC nomeada “Independência Legislativa”. A ideia da proposta é barrar as interferências do Supremo Tribunal Federal (STF) em temas considerados de competência do poder legislativo.

- Continua após a publicidade -

Para efetivação da Proposta de Emenda à Constituição são necessárias 171 assinaturas. Atualmente, o texto de Donato conta com 56 assinaturas. De acordo com parlamentar, a proposta visa evitar que pautas que precisam ser discutidas no Congresso Nacional.

“Essa invasão de poderes e de divisa faz muito mal para a democracia. Quando o Parlamento definiu que aborto e drogas são crimes, deu-se uma resposta favorável ao que a maioria dos brasileiros pensa”, disse o capixaba.

Apesar da Constituição definir as competências de cada um dos poderes, o deputado acredita que a PEC irá dar um fim ao chamado “ativismo judicial”. Nos últimos anos, o STF julgou temas considerados polêmicos e de competência do Legislativo, como a legalização das drogas e do aborto. Ambos os temas se encontram em julgamento no órgão do judiciário.

“As pautas do Supremo tem que ser julgadas, mas não para atrair holofotes, e a PEC da independência traz essa tranquilidade para a casa das leis e vai trazer uma autonomia”, declarou Donato.

O texto da PEC prevê que o presidente da Câmara ou do Senado, por meio de Decreto Legislativo, pode suspender, de forma imediata, a vigência da norma ou do ato impugnado pela Suprema Corte. A medida prevê ainda que o plenário deverá referendar ou não a decisão, no prazo de 60 dias, sob pena de perda da sua eficácia.

Após o alcance das assinaturas necessárias para apresentação da PEC, a proposta precisa ser aprovada em dois turnos, tanto na Câmara como no Senado, para depois ser promulgada. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA