24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Diretor da Sony Music Brasil lança livro em Vitória

Aloysio Reis realiza o lançamento de seu segundo livro na Leitura, nesta quinta-feira (7), no Shopping Vitória

Por Otávio Gomes*

Nome tarimbado da indústria fonográfica brasileira, Aloysio Reis chega à capital capixaba nesta, quinta-feira (7), para lançar o seu segundo livro “O Eterno Desencontro das Paralelas (Ed. Autografia). No evento, marcado para às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Vitória, o diretor-geral da Sony ATV Music Publishing Brazil realiza uma noite de autógrafos para os fãs.

- Continua após a publicidade -

Em ‘O Eterno Desencontro das Paralelas’, o autor desenvolve um romance policial com influências de literatura fantástica e ficção alternativa, com uso de humor nonsense para retratar de maneira crítica a realidade política do Brasil contemporâneo. Para a escolha do gênero literário, Aloysio buscou inspiração no início de sua carreira jornalística como repórter policial do jornal “Última Hora”, fonte para os mistérios e crimes contados nas histórias que conta em seu novo título.

O romance apresenta personagens reais e fictícios em viagem a bordo do Expresso Mineiro, trem que conduz os personagens até a cidade fictícia de Albertosa, em uma trama cercada de mistério, paixões e morte. Durante os 15 capítulos da obra, o leitor se depara com personagens reais como Jânio Quadros, Nietzsche e Agatha Christie, além de outros fictícios que representam tipos clássicos das histórias policiais, como o delegado, o coronel e um matador profissional.

Diretor da Sony Music Brasil lança livro em Vitória
Foto: Divulgação

No caminho para Albertosa, os personagens revivem a história de suas vidas, que se choca com seus planos e ambições. “O livro desenha, através de seus personagens, a vida real e o sonho, como dois trilhos que se estendem lado a lado sem jamais se tocar. Os desvios são também caminhos. Os roteiros podem ser reescritos e o destino pode ser considerado como hipótese”, diz Milena Palha, produtora editorial da Autografia Editora.

As paralelas que dão título ao livro remetem aos trilhos do trem retratado na história, que, segundo o autor, são uma figura poética para os desencontros que todas as pessoas enfrentam na vida.

“Sonhando com paralelas, os homens criaram os trilhos. Sobre os trilhos, os homens colocaram trens para levar seus medos e desejos até uma estação imaginária chamada destino. Até hoje, não se tem notícia de comboio que tenha encontrado seu destino. Nem aqui nem no infinito”, explica Aloysio.

Sobre o autor

Além de gerenciar a editora que administra a obra de autores como Roberto Carlos, Marisa Monte, Zé Ramalho, Erasmo Carlos, Ana Carolina e Renato Russo, o jornalista tem passagens por importantes gravadoras no Brasil e exterior. Nascido na capital do estado do Rio de Janeiro e criado na cidade de Niterói, Aloysio Reis, de 69 anos, foi presidente da EMI Music e hoje dirige a editora musical da Sony Music.

Compositor de faixas gravadas por Roberto Carlos, Fafá de Belém, Ney Matogrosso, Flavio Venturini e Byafra, Aloysio estreou na ficção com “Rio Vermelho e outros relatos improváveis” (Editora Autografia), livro de contos lançado em 2018. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, Aloysio faz parte do Conselho Executivo da Academia Latino-Americana de Artes e Ciências da Gravação (Latin Grammy) e também é membro da diretoria da União Brasileira de Compositores (UBC).

*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes

Lançamento do livro “O Eterno Desencontro das Paralelas”
Quinta-feira (7), às 19h
Na Livraria Leitura, no 2º piso, Shopping Vitória. Av. Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -