21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

10 dicas para fugir de pegadinhas na Black Friday

As pegadinhas na Black Friday costumam deixar os consumidores surpresos, especialistas fazem alertas

Por Amanda Amaral 

Nesta sexta-feira (25), os consumidores costumam ficar atentos as promoções e aos preços atrativos. Mas será que toda oferta é verdadeira? Confira 10 dicas para fugir de pegadinhas na Black Friday.

- Continua após a publicidade -

A data em 2022 deve movimentar R$ 95 milhões em vendas no Estado, um crescimento de 6% sobre o ano passado, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), feita com base no levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que prevê um faturamento de R$ 4,2 bilhões em todo o Brasil.

Os produtos mais vendidos devem ser eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, telefones celulares e utilidades domésticas, segundo a Fecomércio-ES. Mas, de forma geral, todos os segmentos acabam sendo influenciados pelo ambiente de promoções, inclusive o setor de serviços.

O advogado especialista em Direito do Consumidor Rafael Ernesto Lima, sócio do escritório Lima e Valiatti, orienta que os consumidores verifiquem a segurança das suas compras online e acompanhem o preço dos produtos, mantendo folhetos promocionais e prints, para comparar os valores praticados por diferentes lojas.

Condições anunciadas

“O consumidor tem o direito de exigir que o produto seja vendido exatamente pelo preço e com as condições anunciadas na mídia, cartazes ou outros meios de comunicação, como previsto no Código de Defesa do Consumidor”, explica Lima.

pegadinhas na black friday
O advogado Rafael Lima orienta que consumidores mantenham folhetos promocionais e prints. Foto: Bruno Coelho

Já o especialista em Direito Empresarial, Contratual e Direito Tributário, o advogado Sandro Ronaldo Rizzato, afirma que é válido se preparar para a compra, ficar atento aos preços, produtos, entre outros.

“A Black Friday atrai muitos consumidores que realmente estão precisando daquele produto e que se programam para a data, então, mais do que justo, que o consumidor tenha sucesso na compra daquilo que tanto deseja”, explica Rizzato.

Direitos do consumidor

Além de procurar lojas conhecidas e marcas confiáveis, é importante o consumidor saber dos seus direitos, de acordo com ele.

pegadinhas na black friday
Qualquer compra feita pela internet oferece o direito de devolução, segundo o advogado Sandro Ronaldo Rizzato. Foto: Divulgação

“Qualquer compra feita pela internet oferece o direito de devolução do produto pelo consumidor que tem sete dias corridos para devolver caso não goste ou não concorde com o que recebeu, sendo o custo desta devolução deve ser arcado pela empresa que efetuou a venda”, pontua.

Rizzato lembra que nada melhor do que ficar atento também a forma de pagamento. A maioria das compras realizadas pela internet são com cartão de crédito, mas algumas pessoas ainda optam pelo boleto bancário, ou até mesmo via Pix, em que o pagamento é imediato e as empresas costumam dar desconto para essa forma de pagamento.

“Mas se puder, opte pelo pagamento com cartão, pois existe a possibilidade do estorno da compra sendo mais simples esse estorno pelo cartão do que em outras formas”, explica.

Procon de Vitória

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Vitória divulgou esta semana, juntamente com sua primeira Pesquisa Comportamental Acerca de Compras Feitas pela Internet, dicas para os consumidores realizarem suas compras. 

De acordo com o órgão, a intenção é auxiliar o consumidor no momento de suas compras online, para que aproveitem oportunidades e evitem cair em fraudes e propaganda enganosa. 

Dicas para fugir das pegadinhas na Black Friday

  1.  Faça uma pesquisa antes sobre o produto que vai comprar. Analise a marca, a loja, compare os valores. 
  2. Entre em sites de reclamações e veja qual a situação da empresa que você pretende fazer a compra.
  3. Veja se o produto tem avaliação/recomendação para saber qual o retorno dos consumidores que compraram.
  4. Fique atento aos golpes. Jamais faça pagamentos por links, não deixe salvo seus dados de cartão de crédito, etc.
  5. Jamais compre em sites que não apresentam endereço HTTPS e um ícone de cadeado, pois estes não são certificados como seguros e podem fazer uso de qualquer informação inserida pelo consumidor.
  6. Estude cuidadosamente os preços dos produtos ofertados.
  7. Vendas feitas por meio de Marketplace – lojas que anunciam e vendem produtos de outras lojas, possuem responsabilidade solidária junto com ao consumidor.
  8. Descubra se o fornecedor possui CNPJ, cujos dados podem ser visualizados no site da Receita Federal, o qual informará a situação atual (se válida) da companhia
  9. Exija a nota fiscal. Não se esqueça de verificar se a mercadoria descrita na nota é exatamente a que você está levando, bem como a data da transação.
  10. Atenção ao valor à vista e parcelado. Alguns fornecedores informam com destaque apenas o valor da parcela e, em letras miúdas, a quantidade de prestações. Essa prática desrespeita o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Fonte: especialistas consultados para a matéria e Procon de Vitória.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA