18.5 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Especialista dá dicas para atravessar alagamentos

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Com as fortes chuvas que atingem o Estado, o carro pode ficar atolado. Saiba como tirar essa situação de letra!

Durante os períodos de chuva é comum encontrar ruas alagadas. Tentar atravessar por esses trechos pode causar prejuízos aos motoristas, principalmente para quem dirige carros pequenos. O gerente de serviços da Prime Hyundai de Carapina, Antonio José Esteves Amorim, dá algumas dicas sobre o que fazer nessas situações.

“O ideal é não passar em ruas com alagamento, mas se o motorista for pego de surpresa é importante reduzir a velocidade e manter distância do veículo à frente, para evitar colisões e aumentar o campo de visão.”, afirma o especialista.

Até que altura de água eu posso passar sem danificar o carro?

De acordo com o especialista, o ideal é não passar em ruas em que água esteja acima de 20 centímetros. Quando for inevitável, lembre de passar em velocidade baixa e constante sempre utilizando uma marcha forte, como a 1º ou a 2º.

As camionetes não enfrentam este tipo de dificuldade, pois são preparadas para atravessar trechos com água. Mesmo assim, o recomendado é que os motoristas destes veículos evitem passar em alta velocidade. Assim, a água não cobre outros carros, situação que pode até provocar acidente.

Quais os itens que costumam danificar?

As partes elétricas são as mais sensíveis. Há que se ter muita atenção para não ocorrer calço hidráulico, quando o motor aspira água, provocando quebra de partes internas, gerando um custo elevado de reparo.

Em casos de alagamentos, o ideal é usar marchas mais fortes, como a 1ª ou a 2ª. – Foto: Reprodução

Se o pneu estiver mais gasto ou mesmo careca é mais perigoso andar em dias de chuva?

Sim. Pneu gasto ou careca tem menor capacidade de drenagem de água e pode provocar aquaplanagem, que é a diminuição ou perda total do contato do pneu com o solo e com isso o carro pode deslizar e causar acidentes.

E se o carro desligar no meio da parte alagada?

O especialista afirma que se o carro ‘morrer’ no meio do alagamento, não se deve tentar ligá-lo novamente. Neste caso é importante ligar o pisca alerta, se possível e não oferecer risco à sua segurança, sair pela janela, evitando abrir as portas. Se o veículo estiver imobilizado em um alagamento, ao abrir as portas a água invadirá o habitáculo, provocando um custo de reparo elevadíssimo, em alguns casos pode até mesmo, haver a perda total do veículo, uma vez que muitas centrais eletrônicas ficam alojadas no interior do automóvel.

Leia Também:

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade