26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: prevenção é o melhor remédio

Médicos alertam que diagnóstico precoce pode ser feito através de teste genético

Por Patrícia Battestin

Nesta quinta-feira (17), é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é um dos principais alvos da campanha Novembro Azul, de prevenção à saúde do homem. Sabe por quê? Porque ele é o tumor mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer nos homens. Cerca de 1,2 milhão de novos casos e 335 mil óbitos são previstos no mundo pela doença. No Brasil, a estimativa para 2022 é de 66 mil casos novos e cerca de 16 mil mortes.

- Continua após a publicidade -

Embora indivíduos obesos e de descendência africana tenham maior risco de desenvolver o câncer de próstata, hoje, por meio dos mais recentes estudos genéticos sobre a doença, sabe-se que o principal fator de risco é hereditário e ocorre devido a mutações herdadas em genes. Assim, um diagnóstico precoce, feito por meio de teste genéticos, pode proporcionar um tratamento mais eficaz, menos agressivo e evitar óbitos.

Kitia Perciano
Oncologista Kitia Perciano fala sobre o teste genético. Imagem: divulgação.

“Estudos de grande porte demonstram que o câncer de próstata hereditário é responsável por até 13% dos casos e que, nessa situação, tendem a ser mais agressivos e a surgir em idade mais jovem (abaixo dos 50 anos). O risco de câncer de próstata é quatro vezes maior nos portadores de mutação no gene BRCA-1 e nove vezes maior nos portadores de mutação do gene BRCA-2”, comentou a oncologista clínica do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon) Kitia Perciano.

Segundo ela, as técnicas mais modernas de sequenciamento genômico têm tornado os exames cada vez mais precisos e acessíveis. “O exame genético é feito com material da saliva ou sangue. Hoje, os custos já são menores e há a possibilidade de realização de painéis com múltiplos genes ao mesmo tempo. Então, se houver casos de câncer de próstata na família, o paciente pode ser um candidato ao chamado teste genético. Ao verificar alteração nos genes e a existência do risco, é possível estabelecer um plano de vigilância, diferente do adotado pela população”.

Com a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de 2013, os testes de sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2 passaram a integrar o rol de exames genéticos cobertos integralmente pelos planos de saúde. Caso o paciente preencha alguns critérios e pré-requisitos determinados pela ANS, é possível fazer esses testes através dos convênios.

Se a doença for diagnosticada em estágios iniciais, a sobrevida em cinco anos dos portadores do câncer de próstata praticamente dobra em comparação com estágios avançados, de acordo com estudo publicado recentemente na revista médica British Journal of Câncer.

Sintomas

oncologista clínico Wesley Vargas Moura
O oncologista clínico Wesley Vargas Moura fala sobre os sintomas do câncer de próstata. Imagem: divulgação.

O oncologista clínico Wesley Vargas Moura orienta que, em sua fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas, já em fase avançada é comum: vontade frequente de urinar; dor ou ardor ao urinar; ejaculação dolorosa; sangue na urina ou no sêmen.

“Hoje, os principais exames para investigar o câncer de próstata são o toque retal, quando o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata; e o PSA, que, por meio da coleta de sangue, mede a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico produzida pela próstata”, explicou.

Ainda de acordo com ele, a prevenção envolve manter uma alimentação de baixa caloria, praticar atividades físicas; ir ao médico regularmente; evitar o consumo excessivo de bebidas alcóolicas e o tabagismo.

Saiba mais

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de uma maçã pequena e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Além disso, envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. E produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA