24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Dia do Café: Grão produzido no ES chega a vários países

14 de abril é o Dia Mundial do Café

Hoje, 14 de abril, é o Dia Mundial do Café e o Espírito Santo, maior produtor em conilon e o segundo maior produtor em arábica do Brasil, é conhecido nacional e internacionalmente não só pelo volume produzido, que é enviado para vários estados e países, como pela qualidade dos grãos capixabas.

“O café é o símbolo do Espírito Santo no mercado internacional, talvez juntamente com o minério de ferro. Porém, o café tem o diferencial de fazer parte da memória e do dia a dia do cidadão. Café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas do consumo de água. O café leva o nome do Espírito Santo para várias partes do mundo”, disse o presidente do Sindicato da Indústria do Café do Espírito Santo (Sincafé), Egídio Malanquini.

- Continua após a publicidade -

A maioria dos municípios do estado tem o café como base da economia, principalmente a economia familiar. “Nos últimos 20 anos, principalmente, a mão de obra do campo foi capacitada e aprimorou os conhecimentos técnicos para os processos de colheita, secagem e armazenamento do grão. O resultado dessa qualificação é percebida na qualidade do café, que também é um grande diferencial do nosso estado”, afirmou Malanquini.

Ainda de acordo com ele, a indústria acompanhou o aperfeiçoamento, investindo no desenvolvimento tecnológico do parque industrial, garantindo a manutenção da qualidade da bebida até chegar à mesa do consumidor.

Desafios

Para o presidente do Sincafé, um dos maiores desafios é conscientizar o próprio capixaba da qualidade do café que é produzido aqui. “O capixaba tem um olhar equivocado e acredita que o café consumido no exterior é melhor, sendo que o café capixaba é de alta qualidade”.

Outro desafio apontado por Malanquini é criar a diversificação da bebida, para que ela seja incluída no cardápio de diferentes maneiras e em qualquer ambiente.

“A busca pela excelência na qualidade também não pode parar e deve estar sempre em evolução”, avaliou.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA