Dia das Crianças é termômetro para lojistas capixabas

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Os consumidores devem desembolsar em torno de R$ 242,00 com presentes para o Dia das Crianças. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os lojistas estão atentos ao Dia das Crianças para obter impressões sobre o desempenho das vendas no final de ano

Por Amanda Amaral

Os lojistas capixabas estão atentos ao Dia das Crianças, comemorado na quarta-feira (12). De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória, a última data festiva antes do Natal serve como termômetro para avaliar o desempenho das vendas no final de ano. Mais de 70% dos consumidores devem ir as compras em razão da data.

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“No Estado, o comércio já está se preparando para uma das datas mais importantes para o varejo, o Dia das Crianças, que representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano”, comentou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Rogério Abranches Alcantara.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que 73% dos consumidores planejam comprar algo para o Dia das Crianças neste ano, o que deve movimentar em todo o Brasil R$ 14 bilhões no varejo. Dos entrevistados, 31% farão compras mesmo com contas atrasadas.

Preço médio dos presentes

Para agradar os baixinhos, os papais e mamães deverão desembolsar em torno de R$ 242, segundo a CDL. De acordo com os consumidores entrevistados, os presentes mais procurados são: roupas ou calçados, bonecas/bonecos, jogos de tabuleiro/educativos e avião/carrinho de brinquedo.

O levantamento da Confederação indica ainda que a maioria pagará os produtos à vista, sendo que a preferência será na seguinte ordem: PIX, cartão de débito e dinheiro. Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações.

Lojas físicas

As lojas físicas são opção para 83% dos entrevistados. Os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar estão, respectivamente: preço, promoções e descontos, a qualidade dos produtos e frete grátis.

Os principais locais de compra dos presentes estão concentrados nas lojas físicas, sobretudo shopping center, shopping popular e lojas de rua/bairro. Outros farão as compras pela internet, via aplicativos, em sites e pelo Instagram.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância de o consumidor tentar priorizar o pagamento à vista: “Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo”, afirma.

Confira os números divulgados pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas:

Presentes mais procurados

Roupas e/ou calçados (44%)
Bonecas/bonecos (40%)
Jogos de tabuleiro/educativos (28%)
Avião/carrinho de brinquedo (20%)

Principais locais de compra

Lojas físicas (83%), sobretudo, shopping center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%);
Internet (47%), sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram;

Fator de escolha dos estabelecimentos

Preço (52%)
Promoções e descontos (43%)
Qualidade dos produtos (41%)
Frete grátis (34%)

Fonte: Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Com informações da CDL Vitória e CNDL.