21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Desemprego recua e população ocupada bate novo recorde

País soma 100,5 milhões de trabalhadores ocupados. No Espírito Santo são mais de 2 milhões.

Por Gustavo Costa

Menos gente ociosa, mais trabalhadores ocupando postos de trabalho. Foi o que apontou a  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Continua após a publicidade -

A taxa de desemprego do Brasil recuou para 7,5% no trimestre até novembro, o que significa 8,2 milhões. No estudo anterior, de agosto, o número era de 8,4 milhões. É considerado desempregado quem tem 14 anos ou mais, está sem trabalho no momento e procura oportunidades.

A população ocupada com algum tipo de trabalho voltou a bater recorde no país. O contingente estimado pela PNAD está em 100,5 milhões, o maior desde 2012, quando teve início a série histórica. Da pesquisa anterior, de agosto, houve um crescimento de 0,9% (853 mil pessoas a mais).

Espírito Santo

Em terras capixabas, a taxa de desocupação chegou a 5,5% no 3º trimestre de 2023, redução de 1,8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior. São cerca de 2,03 milhões de pessoas ocupadas, contingente 2,25% superior ao 2º trimestre de 2023 (45 mil pessoas a mais).

Os destaques que puxaram os indicadores para cima foram os setores de alojamento e alimentação, indústria geral, serviços domésticos e comércio. “Nós temos uma população de 3,8 milhões de habitantes e a população ocupada é quase de 2 milhões de pessoas. É um recorde do número de ocupados”, disse diretor de Integração do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Antônio Ricardo da Rocha.

Ele lembra que após um 2020 difícil por conta da pandemia, 2021 foi o momento da retomada, que não parou desde então. “Isso representa a retomada da economia no período pós-pandemia. Veja que a inflação também, há um tempo atrás, ela trazia muita preocupação. Nós estávamos com a taxa Selic lá há 13,75. Hoje ela já está se aproximando de 11%. Na medida em que você vai reduzindo a taxa Selic, o custo dos investimentos, o custo do dinheiro vai reduzindo, e isso favorece novos investimentos por parte dos investidores. E isso aquece o mercado de trabalho”, finalizou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA