Transformação digital não é sobre tecnologia

A transformação digital das empresas certamente não é um processo simples. Depende do engajamento da essência das empresas: as pessoas.

Em um cenário cada vez mais conectado e movido a dados, só sobrevivem negócios que souberem corretamente utilizar a tecnologia. O que poucos ainda entenderam é que de nada adiantam as tecnologias mais avançadas por si só. É preciso a essência da empresa  aderir a tal Transformação Digital: as pessoas!

Dados apontados pela Business Impact Insights mostraram que a mudança cultural é o principal meio para alavancar as transformações digitais, com 75% da opinião dos entrevistados. Isso porque a grande mudança não é essencialmente tecnológica, é de mindset – o que é muito mais complexo.

É importante lembrar ainda que a essência do movimento, de buscar soluções novas para uma realidade específica não é novidade. Ou, não deveria ser. A verdade é que o termo Transformação Digital está tão em alta por estarmos todos em busca de um tempo perdido. Perdido porque, na linha do tempo das inovações, as gerações se viram diante da internet como um grande marco revolucionário. A sociedade corporativa não estava preparada para ela e, em alguma instância, ainda hoje estamos nos adaptando.

Transformação Digital

O objetivo de todo esse movimento também não é algo novo: a eterna busca pela satisfação do consumidor. Uma pesquisa da Altimeter mostrou que 55% dos grandes agentes da Transformação Digital apontam a “evolução dos comportamentos e preferências dos consumidores” como o grande catalisador deste processo.

A transformação digital das empresas certamente não é um processo simples. Antes de tudo, ele deve ser considerado uma mudança urgente de pensamento da gestão. O importante é ter em mente que tudo começa nos gestores. Se cada líder focar em mudar a cultura da empresa pela raiz, transformando o mindset dos colaboradores, implementar tecnologia será consequência.

Afinal, a equação de mentes revolucionárias unidas com o objetivo de entregar a melhor experiência a um usuário cada vez mais exigente só chega em um resultado positivo com um suporte tecnológico.

Assim como a onda da internet tomou conta da nossa vida, pessoal e corporativa, a nova mudança não vai demorar a vir. A diferença vai ser o quanto estaremos preparados para a nova realidade que ainda não sabemos qual será.


*Leonardo Carraretto é especialista em inovação e educação

Conteúdo Publicitário