32.4 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

Transformação digital não é sobre tecnologia

Leia Também

Mais de 10 milhões benefícios emergenciais cadastrados em seis horas

A expectativa é terminar o dia com 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores cadastrados que começarão a receber o auxílio no dia 14.

Ampliação de auxílio emergencial será votada até quarta (08), diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa deve votar até a quarta-feira (08), a ampliação do auxílio emergencial.

IRPF: liberada consulta a lote residual de restituição

A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda para Pessoa Física (IPRF) referentes aos exercícios de 2008 a 2019.

Novas leis sancionadas para o enfrentamento ao novo coronavírus

O governador Renato Casagrande sancionou cinco leis nas áreas econômica, social e de segurança pública, publicadas hoje (07), no Diário Oficial.

A transformação digital das empresas certamente não é um processo simples. Depende do engajamento da essência das empresas: as pessoas.

Em um cenário cada vez mais conectado e movido a dados, só sobrevivem negócios que souberem corretamente utilizar a tecnologia. O que poucos ainda entenderam é que de nada adiantam as tecnologias mais avançadas por si só. É preciso a essência da empresa  aderir a tal Transformação Digital: as pessoas!

Dados apontados pela Business Impact Insights mostraram que a mudança cultural é o principal meio para alavancar as transformações digitais, com 75% da opinião dos entrevistados. Isso porque a grande mudança não é essencialmente tecnológica, é de mindset – o que é muito mais complexo.

É importante lembrar ainda que a essência do movimento, de buscar soluções novas para uma realidade específica não é novidade. Ou, não deveria ser. A verdade é que o termo Transformação Digital está tão em alta por estarmos todos em busca de um tempo perdido. Perdido porque, na linha do tempo das inovações, as gerações se viram diante da internet como um grande marco revolucionário. A sociedade corporativa não estava preparada para ela e, em alguma instância, ainda hoje estamos nos adaptando.

Transformação Digital

O objetivo de todo esse movimento também não é algo novo: a eterna busca pela satisfação do consumidor. Uma pesquisa da Altimeter mostrou que 55% dos grandes agentes da Transformação Digital apontam a “evolução dos comportamentos e preferências dos consumidores” como o grande catalisador deste processo.

A transformação digital das empresas certamente não é um processo simples. Antes de tudo, ele deve ser considerado uma mudança urgente de pensamento da gestão. O importante é ter em mente que tudo começa nos gestores. Se cada líder focar em mudar a cultura da empresa pela raiz, transformando o mindset dos colaboradores, implementar tecnologia será consequência.

Afinal, a equação de mentes revolucionárias unidas com o objetivo de entregar a melhor experiência a um usuário cada vez mais exigente só chega em um resultado positivo com um suporte tecnológico.

Assim como a onda da internet tomou conta da nossa vida, pessoal e corporativa, a nova mudança não vai demorar a vir. A diferença vai ser o quanto estaremos preparados para a nova realidade que ainda não sabemos qual será.


*Leonardo Carraretto é especialista em inovação e educação

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade