22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Parlamentares vão fiscalizar portos capixabas

Grupo vai acompanhar projetos na área anunciados pela iniciativa privada

Para discutir assuntos relacionados aos portos capixabas e também àqueles em que os projetos estão sendo anunciados pela iniciativa privada, foi autorizada à criação da Frente Parlamentar (FP) em Defesa do Complexo Portuário do Espírito Santo, conforme o Ato 2.657, publicado no diário oficial.

O pedido foi requerido pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), a FP pretende promover a dinamização econômica de todas as regiões do estado. Segundo justificativas do proponente, o ES tem posição estratégica para o Brasil em relação ao comércio exterior, seja por sua localização geográfica ou pela estrutura portuária já existente, portanto, é necessário ampliar a discussão do tema.

- Continua após a publicidade -

“É o estado mais bem localizado para se tornar um corredor de exportação e importação de todo tipo de cargas. O Espírito Santo está se transformando no principal hub portuário do Brasil e é importante que se conheça a situação de cada um dos portos já instalados e dos projetos anunciados, aqueles que estão em andamento e aqueles que estão travados por alguma razão que não diz respeito aos interesses capixabas”, ressaltou o preponente.

Segundo Enivaldo dos Anjos, há três projetos privados que já estão no centro das discussões: Porto Central, em Presidente Kennedy; Imetame, em Aracruz; e Centro Portuário de São Mateus, da Petrocity, em Urussuquara, o único da região da Sudene. Outro projeto que deverá ser analisado é o plano do Porto de Gamboa, em Itapemirim, do grupo norte-americano Edison Chouest, que já tem Licença de Instalação.

A frente será formada pelos parlamentares Sergio Majeski (PSB), Capitão Assumção (PSL), José Esmeraldo (MDB), Euclério Sampaio (DEM), Emílio Mameri (PSDB), Vandinho Leite (PSDB), Hudson Leal (Republicanos), Luciano Machado (PV), Dary Pagung (PSB), Marcelo Santos (PDT), Danilo Bahiense (PSL), Freitas (PSB) e Marcos Garcia (PV). Theodorico Ferraço (DEM) também deve integrar o grupo, conforme informado pela assessoria de Enivaldo.

A escolha dos nomes para presidente e para secretário-executivo será definida pela FP após sua instalação. Enivaldo dos Anjos enfatizou que o estado já é conhecido por ter o maior porto de exportação de minério de ferro, o maior porto de exportação de celulose, como grande exportador de aço, além de estar diante de um movimento em torno da privatização do Porto de Vitória, hoje administrado pela Codesa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA