23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Dengue ou Covid? Casos de ambas doenças só aumentam no ES

Estado registrou mais de 25,2 mil casos de dengue, enquanto os casos de Covid-19 totalizam 10.341 infectados

Por Kebim Tamanini

Nos últimos meses, o noticiário tem sido dominado por números alarmantes de casos de dengue e agora também de Covid-19 no Espírito Santo. Nas primeiras sete semanas de 2024, o Estado registrou mais de 25,2 mil casos de dengue, enquanto os casos de Covid-19 também aumentaram, totalizando 10.341 casos, com uma letalidade ainda maior: três vítimas da dengue contra 12 do coronavírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

- Continua após a publicidade -

Com o aumento desses casos, que compartilham sintomas comuns, como febre e dores no corpo, as pessoas estão confundindo as reações que provocam no organismo. A médica infectologista e referência técnica dos arbovírus, Theresa Cristina Cardoso Silva, explica que o vírus da dengue é classificado como um arbovírus, transmitido pelo mosquito do gênero Aedes, enquanto o vírus da Covid-19 é um betacoronavírus, identificado em pacientes com pneumonia.

“A dengue pertence à mesma família do vírus da febre amarela e existem quatro sorotipos. Todos podem causar tanto a forma clássica quanto as formas mais graves da doença, que incluem dores abdominais intensas e contínuas, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Já o novo coronavírus pode apresentar sintomas respiratórios como coriza, obstrução nasal e tosse, o que são raros na dengue”, explicou Cardoso.

Identificar os sintomas de cada doença pode ajudar a diferenciar o diagnóstico, mas a confirmação somente é feita através de testes laboratoriais. Tanto no caso da dengue quanto na Covid-19, é possível realizar testes rápidos, que identificam a presença do vírus em até 15 minutos.

Outra opção é a sorologia, que identifica a presença de anticorpos no sangue para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica aos vírus da dengue e da Covid-19. Esse exame pode ser feito após o 6º dia de sintoma, em caso de suspeita de dengue, ou após o 10º de sintoma, no caso da Covid-19. Veja na tabela abaixo algumas diferenças das doenças.

WordPress Tables Plugin

No Brasil

Os números do Ministério da Saúde mostram que o Brasil também está enfrentando um aumento nos casos de ambas as doenças. Em 2024, o país já registrou mais de 241 mil casos de Covid-19, com 1.325 óbitos confirmados, uma média de 192 mortes pela doença a cada sete dias. 

Em relação à dengue, foram registrados 920.427 casos prováveis e 184 mortes confirmadas. Outras 690 mortes estão sob investigação, com destaque para o Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Espírito Santo, Paraná e Goiás, que apresentam as maiores taxas de incidência da doença.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA