24.4 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Culinária e artesanato capixabas são representados em Brasília

O evento, que teve início nessa terça-feira (28) e segue até amanhã (30), reúne os estados do Sudeste

Por Munik Vieira

Culinária e o artesanato capixabas são destaques durante o evento “Internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional”, que teve início nessa terça (28) e segue até amanhã (30), na sede do Senado, em Brasília.

A ação é uma iniciativa da Comissão de Relações Exteriores do Senado – CRE, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (Abase).

Nesta semana, os convidados são os estados do sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Cada um vai expor itens culturais e gastronômicos que representem a sua identidade.

Nesta quinta, às 12h30, será realizada a Mostra Gastronômica, com degustação de pratos típicos da culinária dos estados da região sudeste, no Restaurante dos Senadores.

Mostra Cultural de Artesanato

A Mostra Cultural de Artesanat, que marcou a abertura do evento, contou com a exposição do trabalho de cinco artistas capixabas: Giovana Barbosa, Dirceu Boreio, o casal Edvan e Tania, e Hildete Jorge.

“Foram selecionadas 25 peças de artesanato de referência cultural que representam cultura e a iconografia capixaba. A Mostra é apenas expositiva e temos certeza que vamos conseguir apresentar bem as características do Espírito Santo através do artesanato”, destaca a assessora de relações institucionais do Sebrae/ES, Izolina Passos.

As peças expostas serão bailarinas com saias de conchas, árvores da Mata Atlântica feitas de arame, joias de prata com incrustações de casa de sururu, e objetos decorativos e utilitários feitos de porcelana fria representando os corais do litoral capixaba.

Mostra Gastronômica

No dia 30 de setembro, os presentes no evento vão saborear a famosa moqueca capixaba com camarão durante a Mostra Gastronômica. O prato tradicional do estado será servido em pequenas porções para degustação em panelas barro, ao modo capixaba de consumir a iguaria.

“Levar a panela de barro para a mostra de gastronomia tem um peso importante, pois nós já conquistamos o reconhecimento da Indicação Geográfica – IG Goiabeiras, que reconhece o jeito característico e tradicional de produção. Sem falar da moqueca capixaba que é o prato típico do Espírito Santo, inclusive com data no calendário oficial do Estado”, ressalta a assessora de relações institucionais do Sebrae/ES Nina Erlacher.

A degustação vai acontecer na mesma data em que se comemora o dia da Moqueca Capixaba – 30 de setembro. Como sobremesa, será servido um brownie de chocolate com café. Toda a produção ficará por conta da chef Regina Maris.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade